carteira-de-trabalho
O Brasil fechou 2016 com 12,3 milhões de pessoas desempregadas, com a taxa média móvel encerrando o 4º trimestre em 12%, mostrando estabilidade em relação aos 11,8% relativos ao 3º trimestre móvel do mesmo ano (julho, agosto e setembro), mas ainda assim a maior taxa da série histórica, iniciada em 2012.
Em relação ao 4º trimestre móvel de 2015 (9%), a taxa de desemprego cresceu 3,1 pontos percentuais. Os dados fazem parte da pesquisa nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnade Contínua) e foram divulgados hoje (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a publicação, a população de desocupada no Brasil cresceu 2,7% frente ao trimestre de julho a setembro, aumentando 36% (ou mais 3,3 milhões de pessoas desempregadas) em relação ao mesmo trimestre de 2015.
A população ocupada do país no fechamento de 2016 chegou a 90,3 milhões de trabalhadores, crescendo 0,5% em relação ao trimestre anterior, chegando 2,1% ( 2 milhões de pessoas) em relação ao quarto trimestre de 2015. Cerca de 34 milhões de pessoas ocupadas no setor privado tinham carteira de trabalho assinada, número que ficou estável no último trimestre móvel do ano, mas recuando nos 12 meses de 2016, com 3,9% (ou menos 1,4 milhão de pessoas).
Leia Também
Obra de requalificação vai transformar a orla do Rio Paraguai em Corumbá
Corumbá inicia curso gratuito de garçom e garçonete
TJMS realiza 256 audiências na Semana Nacional da Saúde
Atenção Ladário: Quatro bairros podem ficar sem água nesta segunda-feira (13)
18ª Brigada celebra Dia do Exército com programação especial em Corumbá e Ladário
Incêndio em rede elétrica deixou bairro sem energia em Ladário neste domingo
Homem sofre fratura exposta após ser atropelado por condutor sem CNH em Ladário
Cartórios de Corumbá e Ladário iniciam a semana Registre-se 2026
Detran-MS altera calendário de licenciamento 2026 para evitar bloqueios indevidos