Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Educação

MS é o segundo estado que mais avançou em alfabetização no Brasil, diz o MEC

16 julho 2025 - 11h06Gesiane S. Lourenço com SED/MS

Levantamento elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgado na última sexta-feira, 11 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC), registrou um crescimento de 17% no avanço da alfabetização em Mato Grosso do Sul (MS), na comparação entre os anos de 2023 e 2024 da Rede Pública de Ensino. O avanço é o segundo maior do País, segundo os dados publicados.

O governador Eduardo Riedel, comemorou a conquista. "Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento, isso graças a uma parceria com os municípios e a toda equipe da SED (Secretaria Estadual de Educação). Também temos o programa MS Alfabetiza que está fazendo a diferença. É uma alegria quando conseguimos através dos dados enxergar os resultados e os bons frutos para o Estado", afirmou.

Em 2023, Mato Grosso do Sul registrou 47,4% de estudantes alfabetizados. Em 2024, o percentual saltou para 55,8% - três pontos acima da meta estabelecida para o mesmo ano (52,8%). O crescimento, de 17%, ficou atrás somente de Minas Gerais, com 20% de aumento no mesmo período.

"Esse avanço é reflexo do trabalho realizado por toda a Rede Pública de Ensino, pelas escolas que estão na ponta, todos os dias, com o acompanhamento, planejamento pedagógico, execução das atividades e engajamento das nossas comunidades escolares em todo o Mato Grosso do Sul. É um resultado que nos anima, sim, mas sabemos que ainda existe muito a ser feito", destaca o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher.

Responsável pela divulgação dos resultados, o Inep considera alfabetizados os estudantes capazes de ler pequenos textos, compreender informações básicas e tirar conclusões, inclusive de materiais visuais, como de tirinhas e histórias em quadrinhos, bem como escrever textos simples, como convites ou bilhetes, mesmo com alguns erros ortográficos.

MS Alfabetiza

Entre as iniciativas e diferentes ações que visam potencializar a alfabetização em Mato Grosso do Sul está o programa MS Alfabetiza, em execução desde 2021, voltado para o fortalecimento da aprendizagem e melhoraria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados na Rede Pública de Ensino de MS. Para isso, o programa foca na progressão de aprendizagens para alfabetização e práticas de letramento, formação leitora e consolidação da escrita.

Atualmente vinculado ao CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), instituído em junho de 2023, com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças em todo o País, o programa MS Alfabetiza conta com ações firmadas em Regime de Colaboração entre Estado e municípios, com o objetivo alfabetizar todos os estudantes em adequação às suas idades e níveis de escolarização, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Educação
Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19
Educação
Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência
Política
Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia
Educação
Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos
Educação
Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS
Educação
Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro
Educação
Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I
Educação
Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros
Educação
Ladário antecipa aquisição e inclui mochila no kit escolar para 2026

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia