Doze voluntários italianos chegaram a Corumbá (MS) nesta semana para integrar, por alguns dias, o dia a dia da Cidade Dom Bosco. A experiência tem como proposta unir solidariedade, troca cultural e o carisma salesiano em atividades com crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
O grupo é formado por sete mulheres e cinco homens, incluindo o padre Giovanni Pojer, vindo de Mogliano Veneto. Eles não fazem parte de uma missão oficial, mas sim de um projeto formativo organizado por redes salesianas italianas, com apoio da missão local, voltado à vivência prática em contextos sociais distintos.
Durante a passagem por Corumbá, os visitantes participam de oficinas, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, ações religiosas e recreativas. O objetivo é somar saberes e construir conexões com os jovens da casa.
Grupo de italianos vivencia rotina da instituição com dança, música e recreação. Foto: Cidade Dom Bosco“A presença desses jovens e adultos é um presente para nossa casa. Eles vêm com disposição para servir, escutar e partilhar suas culturas e experiências. E o mais bonito é que esse intercâmbio é sempre uma via de mão dupla: todos crescem, aprendem e se transformam juntos”, destaca Fernando Melgar, coordenador da Cidade Dom Bosco.
Cada voluntário traz uma bagagem de habilidades que vão da música ao artesanato, passando por idiomas, fotografia, jardinagem, programação, dança e esportes, conhecimentos que são incorporados nas oficinas e atividades cotidianas da instituição.
Nesta terça-feira (29), o grupo tem um momento especial fora da instituição: um passeio de barco pelo Rio Paraguai, viabilizado pelo Barco Pérola do Pantanal. A ação, além de promover o contato com a natureza da região, reforça o intercâmbio cultural que marca a visita.*Com informações da Cidade Dom Bosco.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)

Rematrícula da Rede Municipal de Corumbá segue até dia 19

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco reforça lazer e convivência

Lei elege 23 de outubro como o Dia Municipal do Profissional em Odontologia

Gabarito preliminar de concurso docente é divulgado para recursos

Profissionais podem se cadastrar para atuar na educação técnica em MS

Ano letivo estadual de MS terá 223 dias de atividades com início das aulas em 9 de fevereiro

Natal Encantado emociona crianças do Assentamento Tamarineiro I

Corumbá publica edital de licitação para reforma da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros



Vindos da Itália, voluntários compartilham saberes com crianças e jovens atendidos pela Cidade Dom Bosco. (Foto: Cidade Dom Bosco)

