Professora escrevendo no quadro em sala de aula com alunos.
(Foto: Renê Márcio Carneiro/Arquivo PMC)
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou uma cooperação técnico-pedagógica com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para abrir as inscrições de um novo curso de formação continuada em direitos humanos. A iniciativa foca na qualificação de profissionais da rede pública de ensino face ao fluxo migratório característico da região fronteiriça.
Ao todo, o programa disponibiliza 200 vagas destinadas exclusivamente a servidores ativos da Rede Municipal de Ensino (REME). A qualificação possui uma carga horária total de 120 horas e está programada para ocorrer entre os meses de agosto e novembro deste ano. O formato adotado será o híbrido, intercalando módulos presenciais com dinâmicas e estudos a distância desenvolvidos dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMS.
O conteúdo programático foi estruturado para fornecer ferramentas teóricas e práticas em áreas como educação intercultural, legislação de direitos humanos, políticas públicas e metodologias pedagógicas voltadas à diversidade. O público-alvo engloba professores, coordenadores pedagógicos, diretores e assistentes educacionais. Haverá uma atenção preferencial aos professores alfabetizadores, profissionais que atuam diretamente na linha de frente do desenvolvimento linguístico e cultural de crianças estrangeiras.
As inscrições para o processo seletivo já estão abertas e devem ser efetuadas de forma direta por meio dos canais oficiais eletrônicos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo final da proposta é consolidar as unidades de ensino locais como espaços preparados para mediar as complexidades sociais e linguísticas inerentes à faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Inscrições para o Exame de Seleção 2027 do IFMS encerram dia 8
IFMS Campus Pantanal celebra 15 anos de impacto social e consolidação na fronteira
Hanna propõe programa permanente de atenção à saúde mental na Reme de Corumbá
Corumbá cria comitê municipal para garantir alfabetização de alunos até o 2º ano
Licitação para construir nova escola integral em Corumbá já tem vencedora
Prefeitura institui Política Municipal de Alfabetização na REME de Corumbá
Divulgada a classificação final de processo seletivo para Escolas das Águas
Cidade Dom Bosco realiza ações do Agosto Lilás em Corumbá
Escolas de Corumbá com melhores notas no IDEB recebem homenagem na Câmara