Governador assina autorização de concurso para professores.
(Foto: Álvaro Rezende/Secom-MS)
O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou, nesta segunda-feira (4), a realização de um novo concurso público com 2 mil vagas para professores da Rede Estadual de Ensino. A decisão foi anunciada pelo governador Eduardo Riedel durante reunião com a direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), na Governadoria.
O encontro contou ainda com a presença dos secretários estaduais Hélio Daher, da Educação, e Roberto Gurgel, da Administração. Segundo o governo, a abertura do certame busca atender à demanda nas escolas estaduais e ampliar o quadro de docentes em todo o Estado.
“Esta decisão foi construída com um diálogo aberto e constante com a categoria. A autorização para este novo concurso mostra o nosso compromisso com uma educação moderna e de qualidade no Estado, com valorização dos profissionais, e um resultado que se vê na prática, não apenas na infraestrutura das escolas, mas, principalmente, na melhoria dos nossos indicadores”, afirmou o governador.
A presidente da Fetems, Deumeires Batista de Souza, destacou que a quantidade de vagas representa um avanço para a categoria. “Houve a compreensão do governador da necessidade do concurso e do número de vagas que é satisfatório. Nós consideramos um grande avanço na luta da categoria, que culminou nesta conquista, com vagas para professores da educação básica e ensino médio”, disse.
Ela também lembrou que o último concurso para professores abriu 722 vagas, mas teve mais de 1.300 aprovados convocados. “Ainda temos o compromisso do Governo de chamar mais aprovados desta lista de espera, antes do próximo concurso”, completou.
De acordo com o secretário de Educação, Hélio Daher, o novo modelo de seleção será diferente do anterior. Desta vez, o concurso será realizado para todo o território sul-mato-grossense, sem divisão por municípios.
“Desta forma vai facilitar a vida do professor concursado que poderá concorrer em todos os municípios, de acordo com sua necessidade. Algo novo dentro daquilo que a própria categoria esperava e o Governo do Estado também chegou a conclusão que era a melhor alternativa”, explicou.
Com a autorização formalizada, o próximo passo será a definição do cronograma pela Secretaria Estadual de Administração (SAD), responsável pela organização do processo seletivo, incluindo a publicação do edital e as datas das provas.
*Com informações da Agência de Noticias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Corumbá inicia primeira fase da avaliação de aprendizagem da Reme em 2026
Semana do Brincar mobiliza educação infantil em Corumbá
Enem: termina hoje prazo de recurso para isenção de taxa de inscrição
Semed publica chamamento de professoras de Educação Infantil aprovadas em processo seletivo
Corumbá debate metas e transição do Plano Municipal de Educação
MPMS articula vagas e cadastra 130 jovens para aprendizagem
Inicia prazo para renegociação de dívidas do Fies
Ladário abre cadastro de interesse para turmas da EJA Ensino Médio
MPMS divulga resultado de recursos para estagiários e residentes