Entender o que vender, quando oferecer, como comunicar e onde estar presente são decisões que têm feito a diferença para pequenos negócios atentos ao comportamento da clientela. Em um cenário cada vez mais conectado, no qual o consumo de conteúdos digitais influencia escolhas e hábitos, empreendedores de Mato Grosso do Sul vêm utilizando as redes sociais de forma estratégica para dialogar com seu público, acompanhar tendências e fortalecer a identidade de suas marcas por meio de conteúdos criativos e alinhados às chamadas trends do momento.
Esse movimento acompanha o crescimento do uso das plataformas digitais no Brasil. Segundo o relatório Datareportal, nos últimos meses de 2025 o país contabilizou 131 milhões de usuários ativos com 18 anos ou mais em uma das principais redes sociais de vídeos curtos, e os anúncios veiculados nesse ambiente alcançaram 80,3% desse público. O formato dinâmico, que combina entretenimento, música, linguagem informal e recomendações personalizadas por algoritmos, tem se consolidado como um espaço fértil para marcas que buscam visibilidade, engajamento e oportunidades de negócio.
Além do alcance orgânico proporcionado pelas trends, essas plataformas passaram a incorporar recursos que facilitam a jornada de compra. Em maio deste ano, por exemplo, foi lançada no Brasil a versão TikTok Shop, uma funcionalidade que integra o e-commerce diretamente ao aplicativo, permitindo que marcas e criadores apresentem produtos enquanto o consumidor descobre, se identifica e realiza a compra sem sair do ambiente digital.
Para a analista-técnica do Sebrae/MS, Andressa Oliveira, a presença estratégica nas redes sociais pode representar uma vantagem competitiva para pequenos negócios. “A presença digital é um investimento de baixo custo e pode ser uma ótima opção para o empreendedor. Se os clientes estão nas redes sociais, vale observar as trends e avaliar como adaptá-las à realidade do negócio para mostrar o produto ou serviço. É preciso cuidar e ter frequência de publicações, conhecer o público-alvo e depois ‘furar a bolha’”, orienta.
Quando a trend vira vitrine de negócios
Acompanhar as chamadas "trends" é essencial para ampliar o alcance. Foto: ReproduçãoEm Campo Grande, capital de MS, o empreendedor Patrick Alencar, proprietário da Trevo Personalizados encontrou nas redes sociais uma forma de divulgar produtos e alcançar novos públicos. A empresa produz e comercializa canecas personalizadas e, em 2024, passou a publicar na rede social TikTok vídeos que mostram o processo de personalização de canecas, copos e xícaras. Um dos conteúdos, que apresenta o passo a passo de uma encomenda, alcançou cerca de 2,7 milhões de visualizações.
“Já tivemos clientes que chegaram até a Trevo depois de verem nossos vídeos”, conta Patrick. Segundo ele, os conteúdos publicados funcionam como uma vitrine digital, conduzindo o público do entretenimento até o interesse pela compra.
“O TikTok é hoje uma das principais vitrines digitais. As trends ajudam a dar alcance orgânico, humanizar a marca e mostrar os bastidores, o que gera conexão com os clientes. Para pequenos negócios como o meu, estar atento a essas oportunidades é essencial no mercado competitivo, para conquistar novos públicos de forma criativa e acessível”, complementa Patrick.
Recentemente, a Trevo Personalizados aproveitou uma trend temática de Natal, com a personalização manual de uma caneca ilustrada com o tradicional pinheiro natalino. O conteúdo foi acompanhado do uso estratégico de hashtags e, segundo o empreendedor, tem contribuído para aumentar a procura por encomendas de presentes neste período do ano.
Apoio para transformar conteúdo em estratégia
Para apoiar os pequenos negócios nesse processo de adaptação ao ambiente digital, o Sebrae aposta na combinação entre estratégia e criatividade como ferramenta de geração de renda. No portal oficial da instituição, os empreendedores encontram uma página da parceria exclusiva com o Tiktok, repleta de dicas, e-books e capacitações voltadas aos empreendedores, como por exemplo, o curso “Formação de preço e venda” e o artigo “Faça o seu conteúdo bombar”.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Unicef promove mais de 1 milhão de oportunidades para jovens no país

Status sanitário impulsiona suinocultura de MS no mercado externo

Contribuinte tem até final de dezembro para aderir ao programa Regulariza Corumbá

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Entenda prazos e vantagens nas negociações do ITCD, Refis e IPVA

MS poderá dispor de R$ 3,5 bilhões do FCO em 2026

Ministério do Planejamento aprova crédito externo para Corumbá e Três Lagoas

Obra de R$ 270 milhões na MS-320 vai ligar cidades e impulsionar economia do Vale da Celulose

Beneficiários com NIS final 3 recebem Auxílio Gás nesta sexta-feira



Presença digital é quase que obrigatória. (Foto: Shutterstock)


