Menu
segunda, 09 de fevereiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Educação

Formação da Rede Municipal abre 2026 com foco em ciência no dia a dia

03 fevereiro 2026 - 14h28Danielly Carvalho com Assessoria, PMC

Teve início nesta terça-feira (3) a Formação em Serviço 2026 da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reunindo servidores de diferentes setores da Rede Municipal de Ensino. A programação segue por quatro dias e envolve docentes, gestores, técnicos, profissionais administrativos e equipes de apoio.

O Ano Letivo 2026 começa com o lema “Ciência no Cotidiano – Aprender, experimentar e ensinar”, que orienta as atividades pedagógicas ao longo do ano. A proposta é usar a ciência como ferramenta para a leitura do mundo, estimulando a curiosidade, a investigação e a construção do conhecimento a partir das vivências do ambiente escolar.

A abertura da formação foi dedicada aos docentes e contou com a participação do Grupo Ciência em Show, em parceria com o Instituto Acaia. Criado há 25 anos no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), o grupo se tornou referência na popularização da ciência por meio de apresentações dinâmicas e acessíveis.

Em 2004, o Ciência em Show chegou à televisão e ajudou a inserir a temática científica em programas de grande audiência. Desde então, conquistou espaço em emissoras abertas e por assinatura, levando ao público experimentos práticos e inovadores que mostram como a ciência está presente no cotidiano.

Atualmente, o grupo integra o quadro “Loucos por Ciência”, do programa Melhor da Noite, exibido pela TV Bandeirantes. Na formação com os profissionais da rede municipal, a abordagem é interativa e voltada ao ensino de Ciências por investigação, incentivando o protagonismo, a curiosidade e a autonomia das crianças em sala de aula.

Durante a abertura, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Beatriz Cavassa, destacou a importância da participação dos servidores e reforçou que os conhecimentos adquiridos devem refletir diretamente no aprendizado dos estudantes.

Já a secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, enfatizou o compromisso da pasta e dos profissionais da rede com a qualificação contínua, ressaltando a criação de espaços de estudo, troca de experiências e fortalecimento do trabalho pedagógico.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Alunos da rede municipal de Corumbá retomam aulas nesta segunda-feira
Educação
Mais 180 mil alunos da Rede Estadual retornam às salas nesta segunda (9)
oportunidade
Inscrições para graduação da UFMS 60+ entram na reta final
oportunidade
Voucher Desenvolvedor: inscrições para alunos da rede pública acabam domingo
Educação
Corumbá convoca aprovados em seleção para professores temporários
Educação
Abertas inscrições para 21ª Olimpíada de Matemática
Educação
Projeto aproxima educação e aduana em ação sobre cidadania fiscal
Educação
Inscrições para o Fies 2026 terminam nesta sexta; saiba como concorrer
Educação
Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira
Política
Mais 27 aprovados em concurso são empossados em Corumbá

Mais Lidas

Plantão
Curto-circuito em ventilador mobiliza Bombeiros em escola estadual de Corumbá
Carnaval 2026
Ensaio técnico inaugura oficialmente a Passarela do Samba
Polícia
Operação desarticula esquema de transporte clandestino que atuava em Corumbá
Polícia
Morte a facada é o 3º feminicídio do ano em MS