Uma reunião realizada nesta terça-feira (13) tratou do planejamento e da organização do Carnaval 2026 em Corumbá. O encontro ocorreu no auditório do Paço Municipal e reuniu representantes de secretarias, forças de segurança, fundações e órgãos envolvidos na realização do evento.
Durante a reunião, foi apresentado o projeto do Carnaval, elaborado desde o início do ano passado e ajustado conforme demandas operacionais. As alterações ocorreram em razão de fatores climáticos e logísticos, sem mudanças na proposta central. “O planejamento foi discutido com a equipe. Fizemos alguns ajustes necessários para garantir a execução”, afirmou a diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues.
Entre os principais pontos debatidos estiveram a organização do trânsito, a segurança pública, a estrutura da passarela do samba, a limpeza urbana e o ordenamento dos ambulantes. A proposta prevê atuação integrada entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, equipes de segurança privada e outros órgãos de segurança.
O planejamento inclui controle de acesso em pontos estratégicos, monitoramento de áreas sensíveis, como banheiros públicos, além da atuação de equipes multidisciplinares voltadas à prevenção de conflitos. Também está previsto reforço na iluminação pública na passarela do samba e em áreas com maior circulação de público, além de campanhas de segurança.
A pauta também abordou questões relacionadas à limpeza urbana, fiscalização sanitária, infraestrutura e diálogo com comerciantes do centro histórico, onde ocorrem os desfiles. A organização trabalha para alinhar horários de coleta de lixo, posicionamento de estruturas e garantir acesso de veículos de emergência, com ambulâncias e equipes de saúde posicionadas em pontos estratégicos.
A reunião foi conduzida pela Fundação da Cultura e contou com a participação da Prefeitura de Corumbá, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Governo e Gestão Estratégica, Infraestrutura e Serviços Públicos, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Segurança Pública e Defesa Social, além da Guarda Civil Municipal. Também estiveram presentes representantes da Fundação de Turismo do Pantanal, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Fundação de Esportes, Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico, Agência Municipal de Transporte e Trânsito e Defesa Civil.*Com informações da Assessoria, PMC.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário abre inscrições para concursos do Carnaval 2026

Vitória de O Agente Secreto tem forte repercussão nas redes sociais

Chuva não atrapalha e Folia nos Bairros abre programação pré-carnaval em Corumbá

Foragido da justiça é preso com porção de cocaína no bairro Cristo Redentor

Folia nos Bairros abre programação pré-carnavalesca na praça do Guatós no sábado

Fundação de Cultura destina R$ 2,5 milhões ao Carnaval 2026

Inscrições abertas para concurso de marchinhas do Carnaval de Corumbá

Cinema a céu aberto leva filmes às praças do Pantanal e da fronteira

Elenco completo da Mocidade é atração do Ensaio Show desta sexta-feira



Segurança, trânsito, limpeza e estrutura da festa estiveram entre os temas debatidos. (Foto: Clóvis Neto/PMC)


