A realização de serviços necessários para melhorar a estrutura do Morro Cristo Rei do Pantanal – Mirante Izulina Xavier é o que está cobrando o vereador Genilson José, para dotar todo o complexo de estrutura adequada, em condições de bem receber não só a população corumbaense, mas os turistas que visitam a região pantaneira.
A reivindicação foi direcionada à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, com cópia ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira. Genilson disse que é preciso programas ações de manutenção e melhorias em toda a estrutura de um dos principais cartões postais de Corumbá.
Informou ser necessária a substituição das lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, proporcionando melhor iluminação para todos que visitam o local e desejam registrar fotos e vídeos com qualidade adequada; manutenção das escadas e bancos, garantindo segurança e conforto aos visitantes; poda de árvores que atualmente obstruem a visão da cidade, favorecendo a apreciação da paisagem e o registro fotográfico do ponto turístico.
É necessária a instalação de placas informativas e sinalização turística em todo o caminho, facilitando a orientação aos visitantes e destacando a importância histórica e cultural do local; ampliação da acessibilidade, com a construção de rampas e adequação de espaços para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Disse será necessária a implementação de ações de preservação ambiental, como a limpeza regular do entorno e o plantio de espécies nativas que não comprometam a visibilidade do monumento e da cidade; instalação de bancos adicionais e áreas de descanso ao longo do percurso; melhorias no paisagismo, com jardinagem ornamental que não prejudique a visibilidade do monumento.
Implantação de espaços para alimentação e quiosques de souvenirs, fomentando o comércio local, podendo gerar receitas para o munícipio; bem como a implementação de sinalização turística bilíngue ou multilíngue, atendendo turistas estrangeiros, como forma de valorizar o local; proporcionar segurança aos visitantes e incentivar o turismo, além de promover a inclusão, acessibilidade e sustentabilidade.
“O Morro Cristo Rei do Pantanal - Mirante Izulina Xavier, é um dos principais cartões postais de Corumbá, oferecendo aos visitantes uma experiência única de contemplação do Pantanal, da cidade e de regiões vizinhas, incluindo Ladário e até o território boliviano”, lembrou, citando as 72 estátuas criadas pela artista plástica Izulina Xavier, 71 representando a Via Sacra e a estátua do Cristo Rei com 12 metros de altura.
“O local combina valor religioso, cultural, histórico e turístico, sendo um ponto de referência não apenas para o corumbaense, mas também para turistas brasileiros e estrangeiros”, afirmou.
Observou que, atualmente, algumas condições estruturais e de manutenção ainda dificultam a plena utilização e valorização do local como a iluminação antiga que não favorece registros fotográficos e vídeos; bancos e escadas que necessitam de manutenção; árvores que obstruem parcialmente a vista panorâmica; e a sinalização turística ainda limitada, dificultando o aproveitamento pleno da experiência pelos visitantes.
Acrescentou que a implementação de iluminação de LED, manutenção das estruturas, poda de árvores, melhoria do paisagismo, acessibilidade e sinalização bilíngue, aliada à instalação de áreas de descanso, quiosques e ações ambientais, contribuirá para a segurança e conforto de todos os visitantes, incluindo pessoas com mobilidade reduzida; valorização turística com aumento do fluxo de visitantes e o potencial econômico da região.
Argumentou que a preservação ambiental e do patrimônio cultural, vau garantir a conservação do espaço e das esculturas; que é preciso incentivar a educação e a cultura, com placas informativas e sinalização interpretativa; inclusão social para proporcionar acessibilidade universal e oportunidades de interação com a comunidade local; e o aprimoramento da experiência fotográfica e audiovisual, permitindo que turistas e munícipes registrem de forma adequada a visita ao ponto turístico.
“Essas ações não apenas preservam e valorizam o Cristo Rei do Pantanal, mas também promovem Corumbá como destino turístico de referência nacional e internacional, fortalecendo a economia local, incentivando o turismo sustentável e garantindo que todos os visitantes possam usufruir de uma experiência segura, educativa e memorável”, completou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)

Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá

Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel

Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical

Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá

" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral

Mato Grosso do Sul executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc



Genilson destaca que serviços são necessários para valorizar e preservar o Cristo Rei do Pantanal. (Foto: @visitmsoficial)


