Menu
segunda, 12 de janeiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Cultura

Mato Grosso do Sul executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc

09 dezembro 2025 - 12h31Agência de Noticias do Governo de MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul alcançou um marco significativo na execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB): 100% dos recursos foram pagos desde o dia 11 de novembro de 2025. No total, Mato Grosso do Sul recebeu o repasse de R$ 20 milhões.

A marca de 100% de execução, atingida ainda em novembro, cumpre uma exigência normativa do Ministério da Cultura. O objetivo é garantir que os recursos da PNAB, descentralizados para estados e municípios, não fiquem paralisados e sejam efetivamente aplicados em ações concretas que fortaleçam o setor cultural em todo o país. O cumprimento dessa meta por Mato Grosso do Sul evidencia o comprometimento da gestão estadual com a boa governança dos recursos públicos e com a cultura como direito constitucional.

Para Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS, “o resultado representa a maturidade da gestão cultural no Estado. Demonstra planejamento, responsabilidade e articulação institucional para assegurar que a política pública cumpra seu papel: impulsionar o setor cultural e ampliar o acesso aos recursos de forma democrática”.

A diretora de Planejamento, Convênios e Parcerias da Fundação de Cultura, Íria Maciack, destaca que, do valor total, foram lançados 28 editais. “Os rendimentos gerados pelo montante permitiram a abertura de um edital adicional, o Circula Cultura MS, que será executado conforme cronograma e pago em janeiro de 2026. A PNAB, por ser estruturada em ciclos, possibilita o uso integral dos saldos e rendimentos para novos editais, garantindo continuidade e evitando a devolução de recursos, como ocorria em legislações anteriores”.

A execução da PNAB em Mato Grosso do Sul tem beneficiado uma diversidade de linguagens artísticas e ações culturais, alcançando artistas, coletivos, grupos tradicionais, povos originários e comunidades periféricas. Ao todo, 28 editais foram lançados, com mais de 1.900 inscritos e 652 propostas selecionadas. Com a finalização dos pagamentos prevista para as próximas semanas, a Fundação reforça seu compromisso com a descentralização dos recursos e a democratização do acesso às políticas públicas culturais.

Além do avanço nos pagamentos, a Fundação de Cultura já executa o segundo ciclo da PNAB, com três editais abertos, novos editais em fase de lançamento, formações e ações voltadas ao fortalecimento da gestão cultural nos municípios sul-mato-grossenses.

Com a execução integral dos recursos ainda em novembro, Mato Grosso do Sul segue se destacando nacionalmente pela seriedade, agilidade e eficiência na implementação de políticas públicas que reconhecem a cultura como motor de desenvolvimento, identidade e inclusão. 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Vitória de O Agente Secreto tem forte repercussão nas redes sociais
Carnaval 2026
Chuva não atrapalha e Folia nos Bairros abre programação pré-carnaval em Corumbá
Polícia
Foragido da justiça é preso com porção de cocaína no bairro Cristo Redentor
Carnaval 2026
Folia nos Bairros abre programação pré-carnavalesca na praça do Guatós no sábado
Cultura
Fundação de Cultura destina R$ 2,5 milhões ao Carnaval 2026
Cultura
Inscrições abertas para concurso de marchinhas do Carnaval de Corumbá
Cultura
Cinema a céu aberto leva filmes às praças do Pantanal e da fronteira
Carnaval 2026
Elenco completo da Mocidade é atração do Ensaio Show desta sexta-feira
Cultura
"Sem Limite na Folia" completa 16 anos com homenagem à antiga moradora do Centro América
Cultura
Corumbá abre inscrições para concurso da Corte de Momo do Carnaval 2026

Mais Lidas

polícia
PF apreende quase 373 kg de drogas escondidas em caminhão em Corumbá
polícia
Crimes de roubo e furto caem em Corumbá e Ladário ao longo de 2025
Polícia
Denúncia resulta em prisão por porte ilegal de arma de fogo no Popular Velha
Plantão
Idoso atacado por Pitbull sofre ferimentos na perna e cabeça