Na manhã desta segunda-feira (29), o Sindicato Rural de Corumbá, no Centro da cidade, recebeu a coletiva de imprensa de lançamento da 27ª edição da Feira Internacional Agropecuária e Cultural do Pantanal (Feapan). O evento será realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, e promete movimentar a economia regional, fomentar negócios e valorizar a cultura pantaneira e fronteiriça.
A feira terá entrada gratuita e funcionará durante o dia, com palestras e rodadas de negócios a partir das 8h, e à noite com shows, rodeio e programação cultural.
O presidente do Sindicato Rural, Stefano Rettore, destacou que a edição de 2025 terá um perfil ainda mais técnico. “Esse ano, a Feapan terá uma pegada mais técnica, em parceria com a Embrapa Pantanal e o Senar. Teremos três dias de palestras, discussões sobre turismo, conservação, prevenção de incêndios e, no sábado, um dia inteiro dedicado à pecuária”, afirmou.
Ele reforçou ainda a importância da feira para os empreendedores locais. “É o momento dos expositores mostrarem o que vêm desenvolvendo, trazer novidades para os pecuaristas e também para o comércio local. A feira é um espaço de negócios e de networking”.
A chefe-geral em exercício da Embrapa Pantanal, Regina Celia Rachel, explicou que a instituição terá uma participação estratégica. “Nosso intuito é levar conhecimentos técnicos à sociedade. Teremos a iniciação científica, com apresentação de trabalhos acadêmicos dos bolsistas e estagiários da instituição, e também a Embrapa Escola, para aproximar as crianças da ciência e despertar vocações para a pesquisa”, disse.
Organização apresentou novidades e reforçou foco em sustentabilidade e negócios regionais. Foto: Capital do PantanalAs escolas municipais, estaduais e particulares de Corumbá e Ladário poderão visitar a feira por meio do programa, mas a participação precisa ser agendada previamente pelo e-mail [email protected].
A programação inclui ainda um ciclo de diálogos sobre turismo, bioma Pantanal e pecuária sustentável, com especialistas do Brasil e de outros países. Os debates terão a presença de instituições como o Ministério Público, Instituto Homem Pantaneiro, Prevfogo/Ibama e SOS Pantanal.
Outro ponto forte da feira serão os três leilões: de animais de corte (09/10), de cavalos pantaneiros (10/10) e de reprodutores Nelore (11/10). O rodeio, com premiação em dinheiro, será realizado nos dias 9 e 11.
Na área cultural, a Feapan receberá grandes atrações: João Gustavo & Murilo (09/10), Alex & Yvan e Júlia & Rafaela (10/10), além de João Lucas & Walter Filho e Maria Cecília & Rodolfo (11/10).
A feira também terá praça de alimentação com restaurantes, food trucks e pratos típicos da região, parque de diversões para crianças e mais de 20 expositores apresentando produtos e serviços do setor agropecuário.
Com presença esperada de autoridades como o governador Eduardo Riedel e o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, a Feapan 2025 se consolida como um dos principais espaços para discutir o futuro do Pantanal. Mais do que negócios, o evento busca reforçar a importância da pecuária sustentável e do desenvolvimento regional aliado à conservação ambiental.*Com informações da Assessoria.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)

Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá

Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel

Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical

Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá

" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral

Mato Grosso do Sul executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc



Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros já começa a ganhar forma para receber visitantes em outubro. (Foto: Enviada ao Capital do Pantanal)


