O Pontão de Cultura Moinho Cultural – Unindo os Pontos inicia nesta terça-feira (30), o ciclo de Formação Territórios em Diálogo: Cultura que Transforma, uma série de encontros virtuais voltados à reflexão sobre a Cultura como força estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e para o fortalecimento das identidades no Mato Grosso do Sul.
As atividades acontecem às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, pelo Google Meet, com participação gratuita e certificado ao final. Para contemplar a agenda dos convidados, três encontros pontuais ocorrerão excepcionalmente às terças-feiras, sem alterar o padrão do ciclo, que seguirá acontecendo às quintas.
A iniciativa integra as ações do programa Cultura Viva, realizado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e reúne professores, estudantes, agentes culturais, comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, indígenas e população urbana e periférica, estimulando o diálogo e a troca de experiências.
Ao longo das semanas, os participantes terão contato com temas como Cultura e Desenvolvimento, Economia Criativa, Diversidade e Inclusão Cultural, Políticas Públicas e Fundos de Fomento, além da apresentação de cases regionais. O objetivo é fortalecer a rede cultural do estado e estimular a criação de novos multiplicadores culturais, preparados para atuar em seus territórios.
Cada encontro será estruturado como uma mesa-redonda com convidados e mediação, garantindo espaço para interação em tempo real. Ao final do ciclo, será produzida uma carta de intenções com os aprendizados e propostas levantadas pelos participantes, consolidando as contribuições para o fortalecimento da Rede de Pontos de Cultura do MS.
A primeira formação é ministrada pelo pesquisador cultural José Gilberto Rozisca, que aborda o tema “O que é Cultura e sua Transversalidade”. José tem formação em Letras e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com mestrado em Estudos de Linguagens pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (UFMS) e atua como servidor público na área da cultura desde 2003.
Para a diretora executiva do Instituto, Mônica Macedo, o ciclo reafirma a vocação da instituição de articular diálogos e estimular a criação coletiva. “O Moinho Cultural sempre se posicionou como um espaço de encontro e de escuta. O Pontão amplia essa missão, reunindo parceiros como Grupo Vozes Especiais, Sociedade Comunitária Gibiteca, Fundação Nelito Câmara, Circo do Mato e Grupo TEZ. Juntos, abrimos caminhos para que agentes culturais de diferentes regiões possam dialogar, refletir e propor novos horizontes para a cultura”, destacou.
As formações são gratuitas, abertas ao público interessado e realizadas em formato virtual, mediante inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/quoTAD2e9URXpNXZ6
Programação:
- 30/09/2025 O que é Cultura e sua Transversalidade | Definição ampliada de cultura (UNESCO), dimensões simbólica, cidadã e econômica, provocação sobre seu papel no desenvolvimento.
- 02/10 - Cultura e Desenvolvimento | Reflexão sobre como cultura gera pertencimento, fortalece identidades e impulsiona indicadores sociais e econômicos.
- 09/10 - Panorama da Cultura no MS | Mapeamento das expressões culturais do estado, políticas existentes e principais desafios regionais.
- 14/10 - Economia Criativa e Modelos de Negócios Culturais | Cadeias produtivas criativas, exemplos de negócios de impacto, cooperativas e novos arranjos produtivos locais.
- 16/10 - Diversidade, Identidade e Inclusão Cultural | Equidade racial, de gênero e acessibilidade como base para políticas culturais e experiências transformadoras.
- 23/10 - Região dos Pantanais | Apresentação de cases e projetos de cultura e economia criativa da Região A, debate sobre desafios e oportunidades.
- 30/10 - Região Centro-Norte | Apresentação de cases e projetos da Região , com foco em soluções locais e integração de redes.
- 06/11 - Região Leste | Apresentação de cases e projetos da Região, valorizando especificidades culturais e identitárias.
- 13/11 - Região Sudoeste | Apresentação de cases e projetos da Região, explorando integração territorial e criatividade.
- 18/11- Pontos, Pontões e Mapa da Cultura no MS | Histórico do Cultura Viva, certificações, papel dos Pontos e apresentação do Mapa Cultural.
- 25/11 - Políticas Públicas de Cultura: Estruturas e Marcos Legais | SNC, pactuação federativa, papel das secretarias, planos e conferências.
- 27/11 - Fundos e Fontes de Fomento à Cultura | PNAB, Cultura Viva, LPG, Rouanet, FIC/MS e estratégias de transformação territorial.
Serviço:
Formação Territórios em Diálogo: Cultura que Transforma – Pontão Moinho Cultural Unindo os Pontos
Data: De 30/09 a 27/11 – quintas-feiras, com 3 encontros pontuais às terças
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Online – Google Meet
Participação gratuita + certificado ao final
Inscrições: https://forms.gle/quoTAD2e9URXpNXZ6
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)

Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá

Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel

Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical

Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá

" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral

Mato Grosso do Sul executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc






