Monitor Parnaíba é o navio de guerra mais antigo em atividade.
(Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
Quem estiver na região do Porto Geral neste fim de semana terá a oportunidade de visitar uma das embarcações mais emblemáticas da história naval brasileira. O Monitor Parnaíba estará aberto ao público no cais localizado ao lado do Centro de Convenções de Corumbá, ampliando as opções de lazer e turismo durante as festividades juninas realizadas na área central da cidade.
As visitas poderão ser feitas no sábado (20), das 15h às 17h20, e no domingo (21), das 9h às 11h30 e das 13h às 17h20.
Construído na década de 1930, o Parnaíba foi incorporado à Flotilha de Mato Grosso em 1938 e mantém um feito histórico: é considerado o navio de guerra mais antigo do mundo ainda em atividade militar. Ao longo de sua trajetória, a embarcação participou de missões durante a Segunda Guerra Mundial, atuando na escolta de comboios e em operações de combate a submarinos.
Após passar por um processo de modernização em 1998, o navio preservou parte de sua história. O motor original, que impulsionou a embarcação por décadas, integra atualmente o acervo da Sala de Memória Tenente Maximiano, localizada no Complexo Naval de Ladário.
A abertura para visitação permite que moradores e turistas conheçam de perto a estrutura do monitor e parte da trajetória de uma das embarcações mais longevas da Marinha do Brasil.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Casa Kaô leva memória afro-pantaneira ao Banho de São João
Banho de São João começa com expectativa de recorde para o turismo de Corumbá
Ferrugem e duplas sertanejas comandam o São João de Ladário nos dias 22 e 23
Micro-ônibus gratuito amplia acesso ao Banho de São João em Corumbá
"Arraiá Bom pra Cachorro" une cultura e solidariedade animal neste sábado em Corumbá
Clayton e Romário se apresentam dia 23 em Corumbá
“O Céu Dentro de Mim” encanta capixabas em noite de autógrafos
“O Céu Dentro de Mim” terá noite de autógrafos em Vitória (ES)
Panda é atração desta sexta-feira, dia 19, no Arraial do Banho de São João de Corumbá