Visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h
(Assessoria Moinho Cultural)
O Pontão de Cultura Moinho Cultural Unindo os Pontos recebe uma experiência artística inovadora: a exposição sensorial inspirada no Pantanal, fruto do Laboratório Artístico, um espaço criativo dedicado à experimentação e pesquisa no campo das artes visuais. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Criado pelo artista visual Leoni Antequera, o Laboratório Artístico busca integrar diferentes linguagens, como pintura, música e dança, e resgatar técnicas ancestrais por meio do uso de pigmentos naturais e materiais orgânicos extraídos do próprio bioma pantaneiro. A iniciativa pretende estimular uma conexão autêntica entre a comunidade local, sua paisagem natural e sua herança cultural.
"Todas as obras desta exposição foram feitas com terra, trazendo uma textura única. Além disso, ela é sensorial: é possível sentir os cheiros da natureza e tocar nas obras. Moro há cinco anos em São Paulo e estou com um projeto muito interessante, que investiga o Pantanal e sua gente. Pela primeira vez, estamos expondo esse trabalho, e todos estão convidados para apreciar. Em abril, vamos oferecer aulas e produzir murais", afirma Leoni Antequera.
O Pantanal, considerado um dos ecossistemas mais ricos e biodiversos do planeta, serve como inspiração para essa imersão artística. Além de ser um santuário natural de beleza singular, sua história é carregada de simbolismos e mitos, incluindo sua ligação com as antigas missões jesuíticas.
O Moinho Cultural fica localizado na rua Domingos Sahib, no Porto Geral de Corumbá. Foto: Moinho CulturalO Pontão de Cultura Moinho Cultural Unindo os Pontos foi escolhido como sede desse projeto por sua relevância como polo de cultura e educação na região. O espaço proporcionará um ambiente propício para a realização de diversas atividades ao longo do ano, como: exposições multissensoriais; oficinas criativas; performances que unem música e dança; e murais artísticos dentro e fora do Moinho Cultural.
Com mais de 50 exposições individuais e coletivas realizadas na América Latina e na África, Leoni Antequera tem sua obra reconhecida pelo impacto na educação ambiental e pelo resgate das culturas indígenas da região. Sua experiência e pesquisa sobre a Chiquitania, Amazônia e Pantanal inspiram essa nova iniciativa.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Inscrições para auxílio do Banho de São João termina nesta quarta-feira, dia 20
Dilsinho emocionou o público no encerramento do FAS 2026
Tradicional Arraiá da Nhá Naná abre as festividades juninas de 2026 em Corumbá
Semana de Museus leva arte, memória e cultura a Corumbá
“Pantanal Negro” leva memórias afro-pantaneiras para São Paulo e Bonito
Pavilhão das artes uniu etnias, países e moda autoral no FAS 2026
Quebra-Torto com Letras Une Literatura e Gastronomia no FAS 2026
Jovens Condutores celebram os primeiros passos profissionais no FAS 2026
Integração e pluralidade marcam a abertura do Festival América do Sul 2026