Imperatriz traz seu brilho e sua história através de seu enredo
(Clóvis Neto)
Com as cores branco, vermelho, amarelo e verde, a Imperatriz Corumbaense inicia os trabalhos na avenida com queima de fogos. Esse ano a escola de samba traz em seu enredo: “Trazidos do Reino Iorubá, de Esu e Oxalá, em terras brasileiras. Imperatriz apresenta o xire dos 16 orixás nossa motumbá.”
Fundada em 2007, a agremiação Imperatriz Corumbaense presidida por Clemilson Medina, trabalha com 600 componentes espalhados por toda a escola em alegorias que, artisticamente abordam a religião de matriz africana, através de seus orixás.
Sua comissão de frente traz as primeiras “saudações” ao público, remetendo-os para o enredo, que cultiva a religião de matriz africana, fazendo um ritual que chama a avenida para entoar sua canção.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jackson e Carla Uchoa, trazem consigo o brilho através de suas penas, e sua alegria contagiando todo o público na avenida.
O 1º carro alegórico traz a imagem de Oxóssi, divindade das religiões africanas, orixá que representa um guerreiro da caça. Juntamente com seus foliões, a caráter de cada representatividade religiosa, a escola traz sua energia e cativa arquibancadas.
De Exu a Oxóssi, a escola brada os ancestrais, a bateria acompanhada do rei e da rainha e sua vastidão de foliões integrantes da escola, a Imperatriz Corumbaense leva para a avenida neste primeiro desfile, sua unicidade.
Ficha Técnica :
Agremiação: GRES IMPERATRIZ CORUMBAENSE
Presidente: Clemilson Pereira Medina
Fundação: 2007
Cores : Branco, vermelho, amarelo e verde.
Quadra de ensaio : Rua República do Paraguai, lote 02
Enredo : Trazidos do Reino iorubá , de Esu a Oxalá , em terras brasileiras Imperatriz apresenta o xire dos 16 orixas nossa Motumbá.
Total de alas: 15
Números de alegorias : 04
Componentes: 600
Carnavalesco : Leandro e comissão de Barracão .
Autores de Samba Enredo: Viny Machado, Shazan e Thiago Morgati.
Diretor geral de carnaval: Luciano Oliveira Barbosa
Diretor de harmonia: Rogério César
Diretores : Suellen, Edivaldo Ribeiro e Lorizete.
Intérprete oficial: Xandão do Cavaco
Intérpretes Auxiliares : Rhayllana Silva, José Maia e Sasa Bismark
Músicos Cavaco : Dudu Souza e Dinarte Nathan
Violão: Alesandro Sabará
Mestre de Bateria: João Monterisi
Total de componentes: 55
Mestre Sala e Porta Bandeira: Jackson e Carla Uchoa
Rainha de Bateria : Bruna Sampaio
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Tradicional Banda Manoel Florêncio recebe homenagem por trajetória cultural em Corumbá
Inscrições para auxílio do Banho de São João termina nesta quarta-feira, dia 20
Dilsinho emocionou o público no encerramento do FAS 2026
Tradicional Arraiá da Nhá Naná abre as festividades juninas de 2026 em Corumbá
Semana de Museus leva arte, memória e cultura a Corumbá
“Pantanal Negro” leva memórias afro-pantaneiras para São Paulo e Bonito
Pavilhão das artes uniu etnias, países e moda autoral no FAS 2026
Quebra-Torto com Letras Une Literatura e Gastronomia no FAS 2026
Jovens Condutores celebram os primeiros passos profissionais no FAS 2026