Foi dada a largada para a primeira edição do Festival Gastronômico do Pantanal, promovido pela Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur). A cerimônia de abertura, realizada na tarde de segunda-feira, 10 de novembro, marcou o início de um evento que promete movimentar o turismo regional e valorizar os sabores e saberes típicos do bioma pantaneiro.
Prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, apresenta o festival como um marco na valorização cultural da cidade. Foto: Capital do Pantanal
Durante o lançamento, autoridades e representantes do setor destacaram o papel do festival como um marco na valorização da cultura e da economia local. O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves de Oliveira, ressaltou o simbolismo do momento. “Estamos devolvendo à cidade um evento que é símbolo da nossa identidade. Queremos fortalecer o setor produtivo, gerar empregos e consolidar Corumbá como destino gastronômico e turístico.”
O diretor-presidente da Fundtur, Zelinho Carvalho, destacou o orgulho de lançar a primeira edição do evento. “É com imensa alegria e orgulho que lançamos o Festival Gastronômico do Pantanal. Mais do que um festival, este é um convite para viver uma experiência que une tradição, criatividade e o talento de quem faz da comida uma verdadeira expressão da alma corumbaense e pantaneira.”
O deputado estadual Paulo Duarte reforçou a importância da gastronomia como expressão cultural. “Se tem uma coisa que marca um local, uma cidade, um estado, é a gastronomia. Quando a gente fala da Bahia, logo lembra do acarajé. Quando fala de Minas Gerais, lembra do pão de queijo. Acho que nós também temos uma cultura muito forte, e a gastronomia é uma das expressões mais autênticas dessa identidade. Iniciativas como esta, idealizadas pelo Dr. Gabriel, fortalecem ainda mais a nossa marca, a marca mais importante que temos: o Pantanal.”
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Chicão Vianna, reforçou o caráter cultural do evento. Segundo ele, “culinária não é apenas alimento, é história, cultura e paixão. Ver Corumbá resgatar esse festival é motivo de orgulho. Que essa marca permaneça, independentemente de governo, porque a cidade é incrível e merece esse reconhecimento.”
O presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), também destacou o papel do festival na valorização da identidade local. “O festival reforça a marca do Pantanal e o orgulho de sermos corumbaenses. A diversidade da nossa culinária reflete a mistura de culturas que formam nossa identidade, com influências bolivianas, paraguaias e árabes.”
Festival conta com a participação de 17 empreendidmentos de Corumbá. Foto: Capital do PantabalFestival celebra sabores e promove integração
Com uma programação que se estende até 7 de dezembro, o Festival Gastronômico do Pantanal reúne empresas do setor, produtores, chefs e artistas em uma imersão nos sabores e tradições pantaneiras. O Circuito Gastronômico, que teve início ontem, conta com 17 estabelecimentos locais, entre restaurantes, bares, lanchonetes e sorveterias. Durante quase um mês, moradores e turistas poderão saborear pratos inspirados na culinária pantaneira e votar em seus favoritos nas quatro categorias: Pizza, lanche, prato executivo e sobremesa.
Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o evento ganha força com uma grande celebração no Porto Geral de Corumbá, no estacionamento do Centro de Convenções. A programação inclui aulas-show com chefs convidados, feiras de produtos da agricultura familiar, artesanato local, apresentações musicais e oficinas de culinária promovidas na Carreta de Gastronomia do SENAC e na estrutura do projeto Prospera MS.
Um dos momentos mais esperados será o Concurso Mestre Pantaneiro, que valoriza receitas e técnicas tradicionais da região, premiando talentos locais e guardiões da gastronomia pantaneira.
Com investimento de R$ 97,4 mil da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), o festival também conta com apoio do programa Prospera MS, idealizado pela senadora Soraya Thronicke, além de parcerias com o SENAC MS, SEBRAE MS, LHG Mining e empresas da iniciativa privada. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo local e a valorização da cultura regional.
Croissant recheado com carne seca, geleia de pimenta e cream cheese é a aposta do Belisse Café no Festival. Foto: Redes Sociais Entre os participantes do circuito está o Benisse Café, do empresário Luciano Figueiredo. “É uma grande honra e um orgulho poder participar desse festival que enaltece uma cultura tão rica da cidade. Corumbá é uma cidade com uma gastronomia e um povo muito acolhedor. Nós amamos essa cidade genuinamente e fazemos um café com alma pantaneira e muito amor”, afirmou.
Luciano contou que o café está oferecendo um croissant recheado com carne seca, geleia de pimenta e cream cheese. “É uma delícia, vocês vão gostar bastante! A expectativa está grande, mas acima de tudo é uma alegria poder contribuir com essa cidade que já nos deu tanto”, completou.
Confira aqui os pratos participantes e descubra os sabores que traduzem a essência do Pantanal. Mais informações sobre o 1° Festival Gastronômico do Pantanal estão disponíveis no perfil do evento no Instagram.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)

Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá

Moinho in Concert é neste fim de semana em Corumbá

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Jardim de Natal abre em 12 de dezembro com atrações culturais e chegada do Papai Noel

Espetáculo infantil aborda vínculos afetivos, inteligência artificial e narrativa musical

Concurso de Bandas e Fanfarras pode ser incluído no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá

" Moinho in Concert" revive caminhos do Peabirú em espetáculo ancestral

Mato Grosso do Sul executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc



Abertura do Festival Gastronômico do Pantanal reuniu autoridades e representantes do setor na tarde de segunda-feira (10). (Foto: Capital do Pantanal)
Prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, apresenta o festival como um marco na valorização cultural da cidade. Foto: Capital do Pantanal


