Menu
domingo, 05 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

Burocracia Digital

29 março 2023 - 09h28

A NOVA BUROCRATIZAÇÃO DIGITAL

Com a onda dos processos digitais no Judiciário, acreditava-se que a tramitação seria mais rápido e eficiente. Passados anos e anos do tal processo digital, ao que parece, nada mudou e inclusive piorou os serviços judiciais. Uma simples ação na justiça por dano moral pode demorar 10 anos. Processos criminais também demoram muito. Prazos existem, mas “tudo depende”, e há recursos e recursos à disposição das partes, sem falar em eventuais perícias, depoimentos adiados, e técnicas processuais para adiar o julgamento.

No tocante a Administração Pública, também ocorre a mesma coisa, e tem setor do poder público estadual que vem  só piorando com excesso de burocratização das atividades meio e fim. Licitações milionárias para manutenção de plataformas digitais que oferecem um serviço lento e demorado, é fato constante no setor público.

No INSS a burocratização digital vem prejudicando o atendimento ao público e já noticiado várias vezes pela imprensa. Na década de 1970 no governo do presidente Ernesto Geisel criado o Ministério da Desburocratização, e agora, em 2023, talvez seja preciso novamente focar na desburocratização digital, já que essa onda de “tudo digital” é insuficiente em vários serviços públicos.

Atendimento presencial com ser humano ainda é se faz necessário, já que os tais serviços digitais estão, na verdade, na idade da pedra nas plataformas e aplicativos digitais. 

MUDANÇA DE COR NAS ESCOLAS ESTADUAIS!

Foi noticiado que o governo estadual está com intenção de mudar as cores das escolas do verde para o azul, que teria a nova logomarca de identificação do governo Eduardo Riedel que assumiu em 2023. Questiona-se a necessidade desta alteração. Além dos gastos do dinheiro público, não parece uma prioridade da população. Como sugestão, poderia melhorar as rodovias estaduais, principalmente no tocante falta de acostamento. Quanto as escolas, poderia o novo governo pensar em voltar o turno único (vespertino, matutino ou noturno), já que vários adolescentes estão abandonando a escola público de tempo integral para poderem trabalhar.

POLÍCIA DE PREVENÇÃO CRIMINAL

Golpes e mais golpes na era da internet. Por aplicativos de celulares, falsos sites de empréstimo fácil, anúncios falsos de venda de veículos, móveis diversos, imóveis, rede sociais, falso corretor de intermediação de venda de gado, falso depósito, golpes do falso mecânico, do falso parente, golpes dos nudes, golpes do falso amor, dentre outros, estão ocorrendo toda hora, e o registro de boletim de ocorrência em nada resolve o problema, o prejuízo e o incômodo das vítimas de estelionatários. Portanto, é preciso uma nova polícia, ou uma nova forma de policiamento, ou seja, uma polícia de prevenção criminal, que se infiltre em todos os cantos suspeitos de atuação dos golpistas, para coibir o crime e punir os golpistas, que, geralmente, agem em grupos de associação criminosa em todo o país e contam com as dificuldades operacionais das polícias e do próprio sistema de justiça criminal para punir adequadamente estes criminosos virtuais. 

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

E cada vez que se altera a Lei Maria da Penha e cria-se mais programas de enfrentamento dos crimes de violência doméstica, mas violência doméstica e familiar ocorrem. Neste aspecto, as tais medidas protetivas tão propaladas têm que ser vista pela vítima com cautelas, já que o papel em nada protege àquele com índole e intenção violenta. A vítima em situação de violência doméstica deve ter muito cuidado nos primeiros dias do término de um relacionamento, inclusive ter reservas quanto a apresentação do público (e ao agressor) de novo envolvimento amoroso, já que, o ciúme, o crime passional e raiva humana são capazes das piores atrocidades, inclusive nas pessoas sem nenhum grau de suspeita de ser agressivo ou violento. É o ser humano de amor e ódio, da paz e da guerra.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescência violenta
Carnaval de Corumbá: RJ e SP agradecem
E por falar em carnaval...
Alinhavo
Burburinho