Domingo, 31 de Maio de 2026
cultura

Audiência do Festival América do Sul reúne comunidade e fortalece cultura

21 mar 2026 - 08h30   atualizado às 09h43

Danielly Carvalho

Audiência do Festival América do Sul reúne comunidade e fortalece cultura O prefeito fala ao público sobre a história e importância do Festival América do Sul. (Foto: Capital do Pantanal)

Na noite do dia 20 de março, foi realizada uma audiência pública no auditório do Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez. O evento foi aberto ao público e destacou a diversidade cultural corumbaense. A audiência contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o chefe do Poder Executivo municipal, o prefeito Gabriel Alves de Oliveira. Também participaram representantes da área cultural, como Wanessa Rodrigues, diretora-presidente da Fundação de Cultura; o vereador Hesley Sant’ana, presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal; Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Secretaria de Cultura; Zelinho Carvalho, diretor-presidente da Fundação de Turismo; Michele Ferri, diretora-presidente da Fundação de Esporte; Coronel Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro; e Márcia Rolon, diretora artística do Moinho Cultural. Além disso, estiveram presentes o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, e o secretário-adjunto da pasta, Alessandro Menezes. As autoridades compuseram a mesa principal no palco.

O prefeito Gabriel Alves de Oliveira iniciou a sessão com saudações ao público e às autoridades presentes. Em sua fala, destacou os desafios enfrentados por sua gestão e mencionou a expectativa em relação ao Festival América do Sul. O chefe do Executivo ressaltou que uma das principais medidas ao assumir o mandato foi o resgate da história do festival, que teve início em 1995, no Porto Geral de Corumbá. Ele enfatizou a importância de preservar as raízes pantaneiras, além de reconhecer o papel fundamental de cada participante, dentro e fora do evento. Ao final, o prefeito destacou: “Corumbá é cultura viva, é a identidade pantaneira. É preciso preservar a história local.”

A diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, destacou, em sua fala, que o festival tem se tornado cada vez mais democrático a cada edição. Segundo ela, é possível observar uma ampla diversidade de linguagens artísticas e culturais presentes no evento. Wanessa também ressaltou a importância de cada segmento cultural e a valorização das demandas encaminhadas à Fundação de Cultura, afirmando que a gestão está aberta ao diálogo e a sugestões de melhorias para o festival. A gestora reforçou ainda a fala do prefeito Gabriel Alves de Oliveira sobre a necessidade de coragem para promover mudanças, sair da zona de conforto e levar o festival de volta às suas origens, à beira do rio. Ao concluir, destacou que o evento valoriza a história pantaneira e já possui reconhecimento nacional. “Corumbá tem protagonismo na área do patrimônio, e a diversidade cultural é a maior riqueza do povo corumbaense”, afirmou.

O vereador Hesley Sant’ana, falando em nome da Câmara Municipal, destacou que, na edição anterior do festival, houve grande diversidade turística. No entanto, ressaltou que a presença da população local possui um valor simbólico significativo, contribuindo para o fortalecimento da festividade. Segundo o parlamentar, a receptividade dos moradores é um dos principais diferenciais do evento, refletida no atendimento de qualidade, no acolhimento e na forma calorosa com que os turistas são recebidos.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também fez uso da palavra de forma breve, destacando agradecimentos e elogios à gestão do prefeito Gabriel Alves de Oliveira, que, segundo ele, tem se mostrado transformadora. Em sua fala, ressaltou a importância da democracia e do fortalecimento de setores essenciais para o desenvolvimento humano e econômico. O secretário também evidenciou as riquezas históricas de Corumbá, que, de acordo com ele, encantam todos que visitam o município. Marcelo Miranda destacou ainda a necessidade de um olhar especial para demandas estratégicas, como a ampliação dos voos para Corumbá, além do incentivo ao turismo por meio da valorização da cultura e da história local. Ao final, citou o governador Eduardo Riedel: “Quem ouve mais, erra menos.” Ressaltando a importância de ouvir atentamente, finalizou o secretário com agradecimentos.

Por fim, fez uso da palavra o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes. Em seu discurso, agradeceu aos presentes e destacou o papel do prefeito Gabriel Alves de Oliveira como linha de frente na organização do evento, ressaltando a grande responsabilidade em manter vivas as tradições pantaneiras.

A sessão foi complementada com a exibição de vídeos do after do evento do ano anterior, além de gráficos com demonstrativos de mídia espontânea do festival. A coordenadora de comunicação, Ana, ressaltou a importância dos veículos de comunicação na transmissão do Festival América do Sul, destacando a força dos sites online, o que possibilitou a divulgação das informações sem custos. A festividade foi transmitida em mais de quarenta sites, gerando impactos positivos na visibilidade do evento. Após a apresentação dos dados, a sessão foi aberta ao público, permitindo que cada segmento participasse, sanasse dúvidas e se manifestasse de forma democrática e respeitosa.

Uma das perguntas da plateia foi sobre datas e locais. Ficou definido que o festival permanecerá no Porto Geral, com data prevista entre os dias 14 e 17 de maio, considerando o clima predominantemente ameno nesse período. Também foi levantada a possibilidade de criação de um projeto de lei para preservar a realização do evento nessa época do ano e no mesmo local, proposta que foi bem recebida por todos os presentes e será tema de debate da Câmara Municipal em breve.

O artesão Mauro Teixeira, da oficina de artesanato em madeira piúva, destacou o sentimento de valorização por parte da atual gestão municipal. “Sinto-me valorizado pela gestão do prefeito Gabriel. Em 20 anos, não tínhamos essa visibilidade. O prefeito está sempre de portas abertas para nos receber e dar voz àqueles que não têm”, afirmou. Ele também ressaltou que, no dia 19 de março, data em que se celebra o Dia do Artesão, a população foi prestigiada com a entrega de diplomas, iniciativa que, segundo ele, serviu como incentivo para a categoria. Ao final, Mauro Teixeira elogiou a equipe responsável pela área cultural, classificando a gestão como “nota dez”, e parabenizou a secretária de Cultura, Wanessa Rodrigues.

*Texto de Ana Lívia Silva, revisado por Danielly Carvalho.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Leia Também

Hoje tem programação gratuita de contação de histórias no Sesc Corumbá
Cultura

Hoje tem programação gratuita de contação de histórias no Sesc Corumbá

Concursos de quadrilhas juninas 2026 terá R$ 33 mil em premiações
Cultura

Concursos de quadrilhas juninas 2026 terá R$ 33 mil em premiações

Edital de apoio do Banho de São João 2026 contempla 94 festeiros
Cultura

Edital de apoio do Banho de São João 2026 contempla 94 festeiros

“O Auto da Compadecida 2” terá sessão gratuita na Praça CEU
cultura

“O Auto da Compadecida 2” terá sessão gratuita na Praça CEU

Corumbá divulga resultado preliminar do Bolsa Auxílio à Produção Cultural
Cultura

Corumbá divulga resultado preliminar do Bolsa Auxílio à Produção Cultural

Confira os destaques da semana na coluna Pantanal em Revista
Cultura

Confira os destaques da semana na coluna Pantanal em Revista

Semana dos Museus destaca memória e identidade do antigo Sarobá
cultura

Semana dos Museus destaca memória e identidade do antigo Sarobá

Corumbá publica resultado preliminar para Bolsa Auxílio à Produção Cultural
Cultura

Corumbá publica resultado preliminar para Bolsa Auxílio à Produção Cultural

Tradicional Banda Manoel Florêncio recebe homenagem por trajetória cultural em Corumbá
Cultura

Tradicional Banda Manoel Florêncio recebe homenagem por trajetória cultural em Corumbá

Inscrições para auxílio do Banho de São João termina nesta quarta-feira, dia 20
Cultura

Inscrições para auxílio do Banho de São João termina nesta quarta-feira, dia 20

Mais Lidas

Suspeita de invasão à Escola Estadual JGP assusta famílias
polícia

Suspeita de invasão à Escola Estadual JGP assusta famílias

Nova escola de tempo integral no Cristo receberá o nome de Terezinha Baruki
Educação

Nova escola de tempo integral no Cristo receberá o nome de Terezinha Baruki

Idoso de 65 anos é atacado pelo próprio cão de estimação em Ladário
Plantão

Idoso de 65 anos é atacado pelo próprio cão de estimação em Ladário

Corumbá antecipa pagamento de maio com reajuste salarial para servidores
Economia

Corumbá antecipa pagamento de maio com reajuste salarial para servidores