Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador propõe incentivo fiscal para quem contratar mulher vítima de violência

12 setembro 2019 - 10h16Câmara de Corumbá

Está em tramitação na Câmara Municipal, um Projeto de Lei de autoria do vereador Gabriel Alves de Oliveira, que dispõe sobre incentivo fiscal para a contratação de mulheres vítimas de violência por prestadores de serviços, sujeitos à incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

A proposta foi apresentada esta semana e prevê que as empresas prestadoras de serviços terão isenção de 3,5% do ISS devido ao Município, enquanto durar o contrato de trabalho com mulheres em favor das quais houver sido concedida medida protetiva prevista na Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, limitado ao prazo de cinco exercícios fiscais consecutivos.

“As mulheres são maioria entre as pessoas em idade de trabalhar. Porém, os homens ainda levam vantagem entre as pessoas ocupadas. Essa realidade é ainda mais evidente no caso de mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. Daí a relevância deste Projeto de Lei, que visa incentivar prestadores de serviços, por meio de isenção parcial de ISS, a contratar mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, já que para elas, em especial, a oportunidade de um emprego é, muitas vezes, a única saída para romper o ciclo de violência em que estão inseridas”, justificou.

COSIP

Também durante sessão da Câmara, Gabriel apresentou um requerimento durante sessão da Câmara Municipal, solicitando informações a respeito da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP) em Corumbá. O pedido foi direcionado aos secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla, e de Governo, Cassio da Costa Marques.

Em sua solicitação, o vereador pediu encaminhamento ao Poder Legislativo da planilha mensal dos últimos 3 anos, contendo a aplicabilidade da COSIP no que tange a implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública, conforme o artigo 21 da Resolução Normativa 414 da ANEEL.

Além disso solicitou o Ato Normativo comprovando a regulamentação do SIMDIP pelo Município de Corumbá conforme o artigo 13 da Lei Estadual nº 4.321 de 26 de fevereiro, observando dentre outras as seguintes diretrizes: mensuração mensal da quantidade de pontos de luz existente, quantificação mensal das reclamações oriundas da iluminação pública, e o tempo utilizado afim de sanar essas reclamações.

Pediu ainda o Ato Normativo demonstrando a criação do Comitê Municipal de Acompanhamento da COSIP conforme o artigo 9º da Lei Estadual nº 4.321, de 26 de fevereiro de 2013, pelo município de Corumbá, informando ainda se o órgão público implementa as seguintes ações: adoção de mecanismos de controle da arrecadação e despesa da COSIP afim de equalizar com o investimento realizado; apresentação de relatórios semestrais sobre a receita, custeio, e plano de investimento realizado e a ser realizado com recursos da COSIP; propagação de medidas que visem à redução progressiva da contribuição para o custeio para a iluminação pública; fomento a extensão dos parques de iluminação pública de forma eficiente e sem aumentar ônus da COSIP.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética