Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Trilha clandestina é fechada na fronteira com a Bolívia

25 março 2020 - 09h18Gesiane Sousa

Essa é a primeira ação efetiva das forças brasileiras para impedir a entrada de estrangeiros em território nacional por Corumbá. Uma trilha clandestina utilizada para acessar os dois países driblando a fiscalização foi fechada na manhã de ontem, terça-feira, 24, por militares do Exército, da Força Nacional e da Polícia Federal.

O objetivo é evitar que as pessoas desobedeçam ao bloqueio realizado pela Operação Hórus, que há meses atuam na linha de fronteira pelo combate aos crimes de fronteira, como contrabando, descaminho, roubo de veículos e tráfico de drogas e armas. O mesmo bloqueio ajuda a impedir a entrada de bolivianos e pessoa de outras nacionalidades no país.

No Posto Esdras, da Receita Federal, há fiscalização do Exército, Força Nacional de Segurança e Polícia Federal no controle de migração, conforme determinou o Governo Federal, medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Já no lado boliviano, a fronteira está fechada e controlada por militares do país vizinho. Apenas caminhões de cargas podem trafegar de um lado para outro.

Trilha era utilizada por contrabandistas para driblar a fiscalização na fronteira. Foto: Divulgação

A rota clandestina foi identificada depois de vistoria feita por policiais da Operação Hórus. Além de ser usada por criminosos, com as fronteiras fechadas, muitas pessoas faziam a travessia a pé, para ir de um país a outro.

Durante a operação, foi preciso abrir vala no local, com uso de retroescavadeira e apoio da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Corumbá. As estradas clandestinas na faixa de fronteira não são novidade e são chamadas de "cabriteiras". É a forma usada pelos criminosos para tentar enganar a fiscalização na área de fronteira seca.

Desde o dia 18 de março, a presidente interina da Bolívia, Jeanine  Áñez, determinou a ação do exército boliviano para bloquear a entrada de estrangeiros no país, desde a data somente brasileiros que comprovam moradia na Bolívia podem atravessar a linha territorial a pé, e apenas caminhões de carga tem acesso. Do lado brasileiro, mesmo depois da publicação da portaria 125, assinada pelo ministros Walter Souza Braga Netto, Sérgio Fernando Moro e Luiz Henrique Mandetta, que impõe restrição excepcional e temporária de entrada no País, faltava uma ação efetiva. Nesta terça-feira, 24, o Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, pediu ajuda da deputada federal Bia Cavassa para que ela interferisse junto ao governo federal por uma determinação nesse sentido.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública