Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Situação da Casa de Massa Barro preocupa Rufo que vai buscar parcerias

22 julho 2017 - 10h25Assessoria Câmara Municpal de Corumbá

As condições em que se encontra a Casa de Massa Barro deixaram o vereador Rufo Vinagre (PR) bastante preocupado, tanto que já anunciou que vai buscar parcerias para o funcionamento daquele espaço retornar ao normal. 

A casa de Massa barro está totalmente abandnada pelo poder público. Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores

O vereador constatou uma série de problemas que tem afetado o perfeito funcionamento da Casa. Foi durante uma visita nesta sexta-feira, a convite do diretor da Casa de Massa Barro, Enilson de Campos, que pediu socorro para que o local volte a ser um ponto de visitação dos turistas e continue produzindo peças que, hoje, ganharam países de todos os lugares do mundo.

“Hoje a Casa de Massa Barro está sendo levada na raça, pois encontra-se em total abandono. Desde 2007, ela foi esquecida pela gestão pública. Já passamos por três gestões e nada recebemos. A casa funciona graças a oito associados que estão dando seu sangue para que o local continue funcionando e assim vamos levando e fazendo com que essa nossa arte não seja esquecida e nem morra”, explicou Enilson.

Rufo disse ter encontrado no local, associados fazendo as suas esculturas, numa casa completamente abandonada, onde o forno maior já está estragado há muito tempo e as obras são secas no forno menor e algumas vezes no sol. A pintura e a fachada foram restauradas em 2014, quando o programa Dança da Galera juntamente com a empresa Coral proporcionaram essa melhoria, mas hoje todo o local já precisa de uma reforma.

Tem também o problema das goteiras dentro do prédio, pois algumas telhas estão quebradas, o que faz com que chova dentro e todos o resto do prédio está se deteriorando com a falta de cuidado, uma vez que a administração da casa não tem recurso para fazer essas melhorias.

Poucos associados continuam trabalhando para manter local em funcionamento. Foto: Divulgação/Câmara dos Vereadores

Ao se deparar com esta situação, Rufo Vinagre comprometeu-se em ajudar a Casa de Massa Barro buscando parceiros e apoio para colocar a parte burocrática em dia, além de viabilizar uma reforma geral no prédio.

“É uma pena o jeito que se encontra esse local que foi completamente esquecido, Aqui temos uma enorme riqueza não só em conhecimento, mas também na parte da nossa história. Por isso vou me comprometer em revitalizar esse espaço. Depois que conseguirmos reformar, vamos estudar alguns projetos sociais que poderão funcionar aqui, além de buscar tombamento da Casa Massa Barro como Patrimônio Imaterial”, destacou o vereador lembrando que o local, posteriormente, pode voltar a ser “um ponto turístico e fazer parte do roteiro turístico da cidade”.

A Casa de Massa Barro

A Casa de Massa Barro foi fundada em 1982 idealizada por Gabriel Vandoni de Barros, o Dr. Gabi,  como era conhecido, sob orientação das senhoras Ida Sanches Mônaco e Josephina por Deus da Silva que passaram seu conhecimento para as crianças do bairro, entre elas o Enilson, que aprendeu tudo que sabe quando tinha 08 anos com as fundadoras, junto com outras crianças. Desde então vem passando seu conhecimento para outros jovens e assim criou-se a associação para que o projeto não deixe de existir.

“Elas nos passaram tudo que sabemos. Antes de 2007 dávamos curso para crianças aqui na sede, pois ainda tínhamos ajuda e conseguimos atender a todas as medidas exigidas pelo Ministério do Trabalho e pelo Conselho Tutelar. Depois disso o recurso ficou escasso e os cursos pararam e passamos a ir às escolas dar esse curso, onde levamos o nosso conhecimento e o material para que essa arte não morra”, concluiu Enilson.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262