Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Projeto de Lei que garante abono salarial para servidor é aprovado pela Câmara

27 junho 2017 - 08h53Gesiane Medeiros

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 26, o Projeto de Lei que garante pagamento de abono salarial aos servidores públicos municipais retroativo ao mês de maio, bem como a equiparação do auxílio alimentação aos funcionários da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo de Corumbá.

Servidor recebe salário com abono já esta semana. Foto:Divulgação

O Projeto de Lei foi encaminhado pelo Poder Executivo no início da semana passada e deveria ter sido votado na sessão do dia 20. Mas, devido a um impasse em torno do artigo 8º, os vereadores optaram por adiar a votação para esta semana, dando um prazo para o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá (SIMTED) e uma comissão formada por representantes do grupo do magistério, retomassem a negociação com o Poder Executivo, no sentido de solucionar o problema.

O impasse se deu em virtude de uma alteração na Lei Complementar 150, de 4 de abril de 2012, que dispõe sobre o professor titular de cargo de provimento efetivo (20 horas) que cumpre carga complementar, fará jus às horas trabalhadas calculadas com base no vencimento da classe A no mesmo nível de habilitação, não havia entrado na pauta de negociação, como também do profissional do magistério cadastrado, convocado por prazo determinado, que terá remuneração correspondente à fixada para a classe A.

“O Sindicato teve tempo para conversar com o Poder Executivo. Adiamos a votação na semana passada permitindo assim que chegassem a um acordo. No entanto, não podemos penalizar as demais categorias. São mais de 3,5 mil servidores que corriam riscos de não receber o abono no pagamento de junho, retroativo a maio”, disse o vereador e presidente do Poder Legislativo, Evander Vendramini (PP).

“Isto, no entanto, não impede da categoria continuar conversando com o Poder Executivo que já sinalizou nova rodada de negociação”, observou, lembrando que com o crescimento da receita, isto poderá ocorrer em outubro. “Hoje, com a baixa arrecadação, a folha está atingindo o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, completou.

Roberto Façanha (PMDB) foi taxativo ao afirmar que se o Projeto de Lei “não fosse votado hoje, não haveria tempo suficiente para incluir o abono no pagamento de todos os servidores públicos municipais. Votamos para atender a maioria dos servidores”. Também citou a queda na receita e a LRF. “Melhorando a arrecadação, a categoria dos professores poderá sentar com o prefeito em outubro, e negociar”.

O Projeto de Lei foi aprovado por 12 votos a um. Isto garantiu um abono salarial de 7,64% aos profissionais de Educação, sendo 5% retroativos a maio deste ano e mais 2,64% a partir de outubro. Aos demais servidores da Prefeitura, está garantido um abono salarial de 5% retroativo a maio, sobre o respectivo vencimento base do profissional, mais o Auxílio Alimentação de R$ 180,00. Os índices aplicados ficaram acima da inflação do período de maio de 2016 a abril deste ano, que foi de 3,98% segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com informações da Assessoria da Câmara Municipal de Corumbá

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública