Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cultura, diversão, arte e inclusão social no 20º Festival de Inverno de Bonito

07 julho 2019 - 09h25Portal do MS

Mais de 100 artistas entre músicos, atores, dançarinos, artesãos, escritores, artistas plásticos e chefs de cozinha vão ocupar as ruas de Bonito entre os dias 25 e 28 de julho, durante o 20º Festival de Inverno de Bonito. Com a preocupação de integrar todas as vertentes culturais, a programação deste ano reúne os mais diversos gêneros da arte cênica, música e prestigia a cena cultural de Mato Grosso do Sul, cujos participantes foram escolhidos por edital. Na abertura do Festival, que aconteceu na última terça-feira (02.07) no auditório da Governadoria, com a presença da Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro e diversas autoridades estaduais e municipais, artistas e produtores culturais externaram agradecimentos ao governador, Reinaldo Azambuja que, apesar das dificuldades econômicas do Estado e do País, não deixou de realizar o Festival. Para a classe artística, o Festival representa a divulgação e valorização da cultura de MS, e para os bonitenses uma valiosa contribuição aos setores da educação, cultura e turismo da cidade.

As homenagens desta edição comemorativa serão dedicadas à cinco figuras fundamentais na construção da nossa identidade cultural. São eles: o artista plástico Isaac de Oliveira, o músico Castelo, a artista plástica bonitense, Buga Peralta, o historiador (em memória) Elinor Noasco Falcão, o Noé e a professora, ex-Secretária de Cultura do Estado e uma das grandes incentivadoras das artes no Estado, Idara Duncan, que além de inúmeras atividades na área de cultura e educação, integrou o Conselho Estadual de Cultura de MS ao longo de 16 anos e foi vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura. Escritora e historiadora, em sua gestão governamental Idara criou o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Lei Estadual de Incentivos Fiscais à Cultura.

A extensa programação do Festival que tem como tema “Arte, aprendizado e protagonismo” acrescentou ainda uma prévia das atrações para atender as comunidades próximas a cidade. A partir de 20 de julho (sábado) começa o Pré Festival, que levará a escolas, distritos, assentamentos e bairros do município atividades que envolvem teatro, artes visuais, cinema e educação. As atividades acontecem no distrito de Águas de Miranda, no Assentamento Projeto Guaicurus, nas escolas municipais Vitalina Vargas Machado, Durvalina Dornelles Teixeira e João Alves da Nóbrega, na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e no Centro de Múltiplo Uso.

Interatividade a acessibilidade

O cinema também está presente no Festival com destaque para a acessibilidade. No sábado, dia 26 de julho e no domingo, dia 27, o filme “Sobre Rodas” terá recursos acessíveis para cegos e surdos e logo após a sessão haverá um bate papo com o diretor do filme, Mauro D’Addio. Para a exibição de “Teu mundo não cabe nos meus olhos” do dia 27, haverá intérprete de libras e após a sessão também acontecerá um bate-papo com especialistas em acessibilidade cultural. E a boa surpresa cinematográfica são os filmes regionais selecionados por edital para exibição durante o Festival, como “Boas vindas”, de Ara de Andrade Martins; “As Invenções de Akins”, de Ulisses Silva; “Fujona – Em busca da liberdade”, Lú Bigatão; “Irmãos de Alma”, de Filipi Silveira; “Rema Tour – Bonito MS 2018”, de Pedro Henrique Subtil e “À Procura de Marçal”, de Caroline Cardoso e Natália Morais.

A praça da Liberdade este ano vai dividir o protagonismo do Festival com outros dois palcos que serão montados próximo ao centro. No espaço de multiuso a tenda do artesanato, na Praça Central, haverá exposições com peças de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, como Estado convidado, e ainda o “Espaço Mãos que criam”, local disponível aos mestres artesãos para a demonstração das suas técnicas artesanais. Além disto o 20º Festival de Inverno de Bonito contará com intervenções musicais nas ruas da cidade mostrando a qualidade dos instrumentistas que atuam em Mato Grosso do Sul com El Trio e Duo Callado. Tudo isto sem deixar de fora shows de artistas e bandas locais como Guilherme Rondon e Banda Urben. (Acesse a programação completa na página do Festival de Bonito 2019).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública