Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cultura, diversão, arte e inclusão social no 20º Festival de Inverno de Bonito

07 julho 2019 - 09h25Portal do MS

Mais de 100 artistas entre músicos, atores, dançarinos, artesãos, escritores, artistas plásticos e chefs de cozinha vão ocupar as ruas de Bonito entre os dias 25 e 28 de julho, durante o 20º Festival de Inverno de Bonito. Com a preocupação de integrar todas as vertentes culturais, a programação deste ano reúne os mais diversos gêneros da arte cênica, música e prestigia a cena cultural de Mato Grosso do Sul, cujos participantes foram escolhidos por edital. Na abertura do Festival, que aconteceu na última terça-feira (02.07) no auditório da Governadoria, com a presença da Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro e diversas autoridades estaduais e municipais, artistas e produtores culturais externaram agradecimentos ao governador, Reinaldo Azambuja que, apesar das dificuldades econômicas do Estado e do País, não deixou de realizar o Festival. Para a classe artística, o Festival representa a divulgação e valorização da cultura de MS, e para os bonitenses uma valiosa contribuição aos setores da educação, cultura e turismo da cidade.

As homenagens desta edição comemorativa serão dedicadas à cinco figuras fundamentais na construção da nossa identidade cultural. São eles: o artista plástico Isaac de Oliveira, o músico Castelo, a artista plástica bonitense, Buga Peralta, o historiador (em memória) Elinor Noasco Falcão, o Noé e a professora, ex-Secretária de Cultura do Estado e uma das grandes incentivadoras das artes no Estado, Idara Duncan, que além de inúmeras atividades na área de cultura e educação, integrou o Conselho Estadual de Cultura de MS ao longo de 16 anos e foi vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura. Escritora e historiadora, em sua gestão governamental Idara criou o MIS (Museu da Imagem e do Som) e a Lei Estadual de Incentivos Fiscais à Cultura.

A extensa programação do Festival que tem como tema “Arte, aprendizado e protagonismo” acrescentou ainda uma prévia das atrações para atender as comunidades próximas a cidade. A partir de 20 de julho (sábado) começa o Pré Festival, que levará a escolas, distritos, assentamentos e bairros do município atividades que envolvem teatro, artes visuais, cinema e educação. As atividades acontecem no distrito de Águas de Miranda, no Assentamento Projeto Guaicurus, nas escolas municipais Vitalina Vargas Machado, Durvalina Dornelles Teixeira e João Alves da Nóbrega, na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e no Centro de Múltiplo Uso.

Interatividade a acessibilidade

O cinema também está presente no Festival com destaque para a acessibilidade. No sábado, dia 26 de julho e no domingo, dia 27, o filme “Sobre Rodas” terá recursos acessíveis para cegos e surdos e logo após a sessão haverá um bate papo com o diretor do filme, Mauro D’Addio. Para a exibição de “Teu mundo não cabe nos meus olhos” do dia 27, haverá intérprete de libras e após a sessão também acontecerá um bate-papo com especialistas em acessibilidade cultural. E a boa surpresa cinematográfica são os filmes regionais selecionados por edital para exibição durante o Festival, como “Boas vindas”, de Ara de Andrade Martins; “As Invenções de Akins”, de Ulisses Silva; “Fujona – Em busca da liberdade”, Lú Bigatão; “Irmãos de Alma”, de Filipi Silveira; “Rema Tour – Bonito MS 2018”, de Pedro Henrique Subtil e “À Procura de Marçal”, de Caroline Cardoso e Natália Morais.

A praça da Liberdade este ano vai dividir o protagonismo do Festival com outros dois palcos que serão montados próximo ao centro. No espaço de multiuso a tenda do artesanato, na Praça Central, haverá exposições com peças de Mato Grosso do Sul, do Amazonas, como Estado convidado, e ainda o “Espaço Mãos que criam”, local disponível aos mestres artesãos para a demonstração das suas técnicas artesanais. Além disto o 20º Festival de Inverno de Bonito contará com intervenções musicais nas ruas da cidade mostrando a qualidade dos instrumentistas que atuam em Mato Grosso do Sul com El Trio e Duo Callado. Tudo isto sem deixar de fora shows de artistas e bandas locais como Guilherme Rondon e Banda Urben. (Acesse a programação completa na página do Festival de Bonito 2019).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo