Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Artigos

Origem

12 setembro 2016 - 10h42

Em meio a turbilhões de notícias que nos envolvem sobre política, será que já tivemos alguma vez de sintetizar e saber a sua origem, e quem são os primeiros pensadores a respeito dela? O termo política vem do Grego, Politikos, que por sua vez também é uma relação da Pólis, cidade ou Estado. Platão escreveu: “o homem é naturalmente um animal político”. A filosofia de Platão é simultaneamente política e ética, ao mesmo tempo em que fala da educação fala de uma metafísica da Alma e do Bem, sua filosofia é teologia, antropologia, estética, é cosmologia e crítica social e, por isso, como afirma Tiago Lara (1989) continua sendo estudada ainda hoje, mesmo depois de dois mil anos de sua existência. A amplitude do pensamento de Platão é tamanha que o filósofo inglês contemporâneo Alfred N. Whitehead chegou a afirmar que toda a tradição filosófica europeia não passava de notas de rodapé da filosofia de Platão (WHITEHEAD, 1978).



A política de hoje tem vários viés, porque para os pensadores antigos, quem deveria esta a frente da Polis era um filósofo, o mesmo saberia trabalhar com sabedoria e governar com retidão para o bem comum, vemos por ai a imagem do homem da polis com uma ligação a educação. Seria talvez por isso que os políticos prometem tanto melhoria na educação?  



Para não ficar muito maçante meu caro e amigo leitor, vou citar dois importantes pensadores filósofos políticos e um pouco de seus pensamentos em relação ao tema; Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, publicado em 1532.  A política, como forma de atividade ou de práxis humana, está estreitamente ligada ao poder, “consistente nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem" (Hobbes) ou, como "conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados" (Russell). Para Aristóteles a distinção é baseada no interesse de quem se exerce o poder: o paterno se exerce pelo interesse dos filhos; o despótico, pelo interesse do senhor; o político, pelo interesse de quem governa e de quem é governado. 



E hoje a palavra política pode ser usada para se referir à uma organização e administração de qualquer instituição privada, como as empresas, as escolas, os sindicatos, etc. Sempre que alguém tem o poder de dirigir outras pessoas, podemos falar que há uma relação política entre as partes, entre o que dirige e os que obedecem. Até as famílias têm a sua política própria. Por exemplo, as regras na sua casa podem ser diferentes daquelas da casa do lado. E quando você não aceita essas regras, quer mudá-las e tenta fazer uma negociação com seus pais, você também está fazendo política, pois está reivindicando o que você acha que sejam os seus direitos de criança e de filho, esposo e esposa.



Artigo de Rodrigo Dias, antropólogo e leitor do Capital do Pantanal


Deixe seu Comentário

Leia Também

Na berlinda
Mães do reino animal
Um fato curioso
Taquari: Morte assistida em eutanásia não consentida
Carta Aberta