O resgate e o tratamento de animais silvestres em Mato Grosso do Sul acabam de ganhar um importante aliado. O Hospital Veterinário do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap) receberam um trailer totalmente equipado para atendimentos emergenciais no próprio local de ocorrência.
Batizado de Samu Veterinário, o veículo é uma unidade móvel que conta com tubos de oxigênio, sedativos, anestésicos, curativos, maca e equipamentos de imobilização, estrutura capaz de oferecer socorro imediato a animais feridos em incêndios e outras situações críticas. O atendimento rápido permite que muitos sejam tratados no local e devolvidos à natureza, ou estabilizados para o transporte até o hospital veterinário em Campo Grande.
O novo equipamento foi adquirido pelo Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com recursos de R$ 400 mil provenientes de compensação ambiental repassada pela Empresa Vetorial, de Corumbá. O trailer ficará à disposição das equipes do Gretap e do Cras, com foco nas ações realizadas no Pantanal, região que abriga a maior diversidade de fauna do Estado.
Durante a cerimônia de entrega, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, destacou a relevância da parceria com o Governo do Estado para fortalecer a proteção ambiental. “Mato Grosso do Sul é um Estado especial, temos aqui quatro biomas: Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e um pedaço do Chaco”, frisou, ressaltando a complexidade da biodiversidade que exige “resposta rápida” dos órgãos de proteção e controle ambiental. “O Ibama não está sozinho. Temos parcerias importantes com o Imasul, com o Governo do Estado”, acrescentou.
Para a coordenadora do Cras, Aline Duarte, o novo equipamento é essencial para aumentar as chances de sobrevivência dos animais feridos. “Quando o animal recebe atendimento no local, logo após o ferimento, a chance de sobrevivência aumenta muito. O período e as circunstâncias de um transporte longo até Campo Grande estressa muito o animal, o que compromete seu restabelecimento”, afirmou.
Somente entre janeiro e setembro de 2025, o Hospital Ayty do Cras recebeu 1.676 animais silvestres. Desses, cerca de 300 permanecem em reabilitação, enquanto aproximadamente 800 já foram devolvidos à natureza.
A solenidade de entrega do Samu Veterinário também contou com a presença da superintendente regional do Ibama, Joanice Battilani, da diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thaís Caramori, além de diretores e técnicos das instituições ambientais parceiras.*Com informações da Assessoria de Comunicação da Semadesc.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Equipamento do Ibama, avaliado em R$ 400 mil, vai agilizar atendimentos de emergência a fauna atingida por incêndios. (Foto: João Prestes)


