Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Projeto de Marcelo permite convênio da Prefeitura com farmácias privadas

29 outubro 2025 - 14h44Assessoria

A Prefeitura de Corumbá pode ser autorizada a firmar convênios, contratos ou parcerias com farmácias e drogarias privadas para o fornecimento gratuito de medicamentos à população, em casos de falta comprovada nas unidades da Rede Pública de Saúde.

É o que prevê Projeto de Lei apresentado ontem, terça-feira, 28, pelo vereador Marcelo Araújo, para assegurar a continuidade do tratamento medicamentoso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Corumbá, com o intuito é garantir o fornecimento gratuito de medicamentos à população em casos de falta na rede pública, evitando a interrupção de tratamentos essenciais.

O Projeto de Lei prevê que o fornecimento será destinado exclusivamente aos pacientes que estejam regularmente cadastrados nas unidades de saúde do Município; apresentem prescrição médica emitida por profissional da rede pública municipal; necessitem de medicamentos constantes da lista oficial do SUS ou previstos em protocolos clínicos reconhecidos pelo Ministério da Saúde.

Para aquisição do medicamento na rede conveniada, o paciente deverá apresentar receita médica atualizada; declaração de indisponibilidade emitida pela farmácia municipal, e autorização emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, mediante cadastro do paciente e registro da solicitação.

Prevê que as farmácias e drogarias conveniadas serão ressarcidas pelo Município, mediante apresentação de documentos tais como nota fiscal discriminando o medicamento fornecido; cópia da receita médica, e autorização de fornecimento emitida pela Secretaria Municipal de Saúde.

O valor do ressarcimento será limitado ao preço de referência da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), ou outro índice oficial definido em regulamento, e o Município poderá estabelecer critérios de credenciamento, auditoria e fiscalização das farmácias conveniadas, a fim de garantir transparência e controle de gastos públicos.

Boca de Lobo

Na mesma sessão o vereador solicitou à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, reparos em uma boca de lobo de drenagem de águas pluviais que se encontra danificada na Alameda Bartolomeu Gusmão, entre as ruas Santos Dumont e Avenida Joaquim Venceslau de Barros, no Bairro Aeroporto.

Disse que está com a grade de ferro danificada, com rachadura nas laterais, representando risco significativo à segurança de pedestres, ciclistas e condutores de veículos que trafegam pelo local. “O reparo imediato é necessário para prevenir acidentes e garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem pluvial”, reforçou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado
saúde
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
saúde
Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas
saúde
"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS
saúde
Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina
saúde
Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue
saúde
Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo
saúde
Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal