A Prefeitura de Corumbá pode ser autorizada a firmar convênios, contratos ou parcerias com farmácias e drogarias privadas para o fornecimento gratuito de medicamentos à população, em casos de falta comprovada nas unidades da Rede Pública de Saúde.
É o que prevê Projeto de Lei apresentado ontem, terça-feira, 28, pelo vereador Marcelo Araújo, para assegurar a continuidade do tratamento medicamentoso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Corumbá, com o intuito é garantir o fornecimento gratuito de medicamentos à população em casos de falta na rede pública, evitando a interrupção de tratamentos essenciais.
O Projeto de Lei prevê que o fornecimento será destinado exclusivamente aos pacientes que estejam regularmente cadastrados nas unidades de saúde do Município; apresentem prescrição médica emitida por profissional da rede pública municipal; necessitem de medicamentos constantes da lista oficial do SUS ou previstos em protocolos clínicos reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
Para aquisição do medicamento na rede conveniada, o paciente deverá apresentar receita médica atualizada; declaração de indisponibilidade emitida pela farmácia municipal, e autorização emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, mediante cadastro do paciente e registro da solicitação.
Prevê que as farmácias e drogarias conveniadas serão ressarcidas pelo Município, mediante apresentação de documentos tais como nota fiscal discriminando o medicamento fornecido; cópia da receita médica, e autorização de fornecimento emitida pela Secretaria Municipal de Saúde.
O valor do ressarcimento será limitado ao preço de referência da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), ou outro índice oficial definido em regulamento, e o Município poderá estabelecer critérios de credenciamento, auditoria e fiscalização das farmácias conveniadas, a fim de garantir transparência e controle de gastos públicos.
Boca de Lobo
Na mesma sessão o vereador solicitou à secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoi da Silva, reparos em uma boca de lobo de drenagem de águas pluviais que se encontra danificada na Alameda Bartolomeu Gusmão, entre as ruas Santos Dumont e Avenida Joaquim Venceslau de Barros, no Bairro Aeroporto.
Disse que está com a grade de ferro danificada, com rachadura nas laterais, representando risco significativo à segurança de pedestres, ciclistas e condutores de veículos que trafegam pelo local. “O reparo imediato é necessário para prevenir acidentes e garantir o bom funcionamento do sistema de drenagem pluvial”, reforçou.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Iniciativa de Marcelo visa garantir que medicamentos não faltem na rede. (Foto: Ascom)

