O Ônibus Lilás iniciou nesta segunda-feira, 10 de março, os atendimentos na região rural de Corumbá. Até quarta-feira, dia 12, a unidade móvel vai oferecer orientação jurídica; atendimento psicossocial; informações sobre direitos e serviços públicos e encaminhamentos para assistência especializada às mulheres residentes em Albuquerque e nos assentamentos Paiolzinho e Taquaral.
"Estamos no mês da Mulher e temos muitas ações a avançar ainda. Reunimos essas primeiras ações aqui com as mulheres do campo que, tanto trabalham e têm dificuldade de acesso às políticas públicas que estão presentes hoje. Com isso, acredito que vai dar um resultado positivo para Corumbá", disse a gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Wânia Alecrim. "Essa iniciativa simboliza a preocupação da gestão do prefeito Dr. Gabriel; da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa; da nossa Gerência e da Superintendência de Políticas Públicas com o enfrentamento à violência contra a mulher", completou.
A gerente de Políticas Públicas para as Mulheres destacou a importância do trabalho da Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. "A violência é complexa, quanto mais você informa, mais as mulheres se encorajam e vão procurar toda essa rede, porque não adianta ela procurar só a polícia. Ela precisa sair da polícia e ser assistida pela assistência. Ela precisa sair, procurar o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) para fazer a terapia. Posterior a isso, buscar qualificação profissional; ter local disponível para ela, caso precise mudar de endereço porque está sendo perseguida pelo agressor, pelo seu companheiro. Como gerente de políticas públicas, nós provocamos o sistema para que essa mulher seja atendida de forma plena. Não se faz política pública sem acolhimento e sem empatia", disse Wânia.
O superintendente de Políticas Públicas, William Duarte, destacou que o combate à violência contra as mulheres "é uma preocupação do Município" que realiza um trabalho "muito bem alinhado" com todos os atores da rede de enfrentamento. "É uma vitória ter o Ônibus Lilás aqui em Corumbá. Serão três dias de muito trabalho e orientações".
Assessora técnica da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado, Gisele Francelino, explicou que o Ônibus Lilás oferece "vários serviços que, por muitas vezes, as mulheres não conseguem acesso. Principalmente as mulheres que estão um pouco mais longe dos grandes centros. Pensamos essas ações com o ônibus, principalmente no mês de março, para levar principalmente os serviços básicos. Aqui, estamos com atendimentos jurídicos e atendimentos médicos, além de vacinação e exames ginecológicos".
Na terça-feira, dia 11, a unidade móvel vai atender no assentamento Paiolzinho. O Ônibus Lilás encerra as atividades na quarta-feira, 12, no assentamento Taquaral. atendimento acontece sempre das 09h às 16 horas.
O Ônibus Lilás
O Ônibus Lilás é um projeto voltado para a promoção da conscientização sobre a violência contra a mulher, garantindo acesso a serviços de proteção e bem-estar. A unidade conta com salas de atendimento individual, equipamentos para atendimento coletivo e recursos que garantem a privacidade das vítimas.
Parceria da Prefeitura de Corumbá com o Governo do Estado, a iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas e sua Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, além da Secretaria de Estado de Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.
Também são parceiros a Marinha, Exército, Sanesul, Viação Cidade Corumbá, OAB, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Secretaria Especial de Agricultura Familiar, Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e Ministério do Desenvolvimento Agrário. *Informações da Assessoria PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

OMS reconhece o fim da transmissão do HIV de mãe para filho no país

Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital

Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina



Depois de Albuquerque, a unidade móvel segue para os assentamentos Paiolzinho e Taquaral. (Foto: Clóvis Neto/PMC)


