Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Saúde

Ônibus Lilás inicia atendimentos em Albuquerque

10 março 2025 - 13h45Redação do Capital do Pantanal

O Ônibus Lilás iniciou nesta segunda-feira, 10 de março, os atendimentos na região rural de Corumbá. Até quarta-feira, dia 12, a unidade móvel vai oferecer orientação jurídica; atendimento psicossocial; informações sobre direitos e serviços públicos e encaminhamentos para assistência especializada às mulheres residentes em Albuquerque e nos assentamentos Paiolzinho e Taquaral.

"Estamos no mês da Mulher e temos muitas ações a avançar ainda. Reunimos essas primeiras ações aqui com as mulheres do campo que, tanto trabalham e têm  dificuldade de acesso às políticas públicas que estão presentes hoje. Com isso, acredito que vai dar um resultado positivo para Corumbá", disse a gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Wânia Alecrim. "Essa iniciativa simboliza a preocupação da gestão do prefeito Dr. Gabriel; da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa; da nossa Gerência e da Superintendência de Políticas Públicas com o enfrentamento à violência contra a mulher", completou.

A gerente de Políticas Públicas para as Mulheres destacou a importância do trabalho da Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. "A violência é complexa, quanto mais você informa, mais as mulheres se encorajam e vão procurar toda essa rede, porque não adianta ela procurar só a polícia. Ela precisa sair da polícia e ser assistida pela assistência. Ela precisa sair, procurar o CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) para fazer a terapia. Posterior a isso, buscar qualificação profissional; ter local disponível para ela, caso precise mudar de endereço porque está sendo perseguida pelo agressor, pelo seu companheiro. Como gerente de políticas públicas, nós provocamos o sistema para que essa mulher seja atendida de forma plena. Não se faz política pública sem acolhimento e sem empatia", disse Wânia.

O superintendente de Políticas Públicas, William Duarte, destacou que o combate à violência contra as mulheres "é uma preocupação do Município" que realiza um trabalho "muito bem alinhado" com todos os atores da rede de enfrentamento. "É uma vitória ter o Ônibus Lilás aqui em Corumbá. Serão três dias de muito trabalho e orientações".

Assessora técnica da Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado, Gisele Francelino, explicou que o Ônibus Lilás oferece "vários serviços que, por muitas vezes, as mulheres não conseguem acesso. Principalmente as mulheres que estão um pouco mais longe dos grandes centros. Pensamos essas ações com o ônibus, principalmente no mês de março, para levar principalmente os serviços básicos. Aqui, estamos com atendimentos jurídicos e atendimentos médicos, além de vacinação e exames ginecológicos".

Na terça-feira, dia 11, a unidade móvel vai atender no assentamento Paiolzinho. O Ônibus Lilás encerra as atividades na quarta-feira, 12, no assentamento Taquaral. atendimento acontece sempre das 09h às 16 horas.

O Ônibus Lilás

O Ônibus Lilás é um projeto voltado para a promoção da conscientização sobre a violência contra a mulher, garantindo acesso a serviços de proteção e bem-estar. A unidade conta com salas de atendimento individual, equipamentos para atendimento coletivo e recursos que garantem a privacidade das vítimas.

Parceria da Prefeitura de Corumbá com o Governo do Estado, a iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas e sua Gerência de Políticas Públicas para as Mulheres, além da Secretaria de Estado de Cidadania e da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

Também são parceiros a Marinha, Exército, Sanesul, Viação Cidade Corumbá, OAB, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Secretaria Especial de Agricultura Familiar, Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e Ministério do Desenvolvimento Agrário. *Informações da Assessoria PMC

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Acima de média nacional, MS atinge 63% no índice de aleitamento materno exclusivo
Saúde
Em nota, Santa Casa justifica demissões e afirma compromisso de pagar rescisões
Saúde
Descuido com a higiene e falta de visita ao dentista prejudicam a saúde bucal dos brasileiros
Saúde
Bira solicita emenda de R$ 100 mil para atender a Saúde Pública de Corumbá
Saúde
Corumbá deve publicar edital até 15 de abril para não perder recursos do PAC Saúde
Saúde
Mulher com suspeita de gravidez é resgatada com dores no Pantanal
Vigilância Sanitária
Corumbá e Ladário serão contempladas com Caravana da Castração para 1.800 animais
Saúde
Divulgado o cronograma das salas de vacina para esta semana em Corumbá
Saúde
Conheça os tipos de Telessaúde disponíveis em Mato Grosso do Sul
Saúde
Projeto-piloto usa os próprios mosquitos para combater a dengue em MS

Mais Lidas

Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Polícia
Militar de Corumbá preso com supermaconha quebrou o próprio celular no flagrante
Economia
Consignado para CLT entra em vigor nesta sexta-feira, 21
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março