A menopausa é uma palavra que ainda assusta muita gente, mas ela não precisa ser um tabu, nem sinônimo de sofrimento. Essa é uma fase natural do corpo feminino e, com acolhimento e informação, pode se tornar um momento de reencontro consigo mesma.
Como a menopausa se manifesta
O corpo e a mente falam e a gente deve aprender a escutar. São vários os sinais que alertam para o período da menopausa, porém, é importante ressaltar que nem todo mundo sente tudo. Cada mulher é única e o tratamento também deve ser. Confira alguns dos sinais da menopausa no corpo feminino:
- Ondas de calor e suores noturnos
- Insônia ou sono leve
- Alterações de humor
- Ressecamento vaginal
- Queda da libido
- Falhas de memória e concentração
- Pele mais seca, cabelo mais fino
- Risco aumentado de osteoporose
- Mudanças no metabolismo e no peso
O assunto é importante e deve ser levado à sério, nada de buscar informações na internet e acreditar em fórmulas prontas, buscar a orientação de um médico especialista é o primeiro passo. A médica ginecologista e obstetra em Corumbá, Dra. Yasmim Alves (CRM 12.397/RQE 9135), explica que os tratamentos para viver a fase da menopausa com bem-estar inclui indicações como reposição hormonal, alternativas naturais, lubrificantes vaginais, alimentação, mudanças no estilo de vida, entre outros.
“Existe uma gama de recursos disponíveis, porém, o melhor tratamento é aquele que se encaixa na vida da paciente. A menopausa não deve ser enfrentada sozinha. Acredito que a escuta e o cuidado devem vir antes de qualquer receita, para que o momento seja vivido com leveza. As mulheres merecem se sentir bem — em todas as fases da vida”, afirma.
A Dra. Yasmim Alves (CRM 12.397/RQE 9135) é ginecologista obstetra e atende em Corumbá. Para agendamentos o telefone é 67 3234-5344.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Dra. Yasmin Alves, ginecologista obstetra em Corumbá, destaca que não existe fórmula pronta, cada mulher é única e o tratamento também deve ser. (Foto: Studio M)


