Mato Grosso do Sul lançou uma campanha emergencial para intensificar a vacinação contra o sarampo em todo o Estado. A medida foi motivada pelo aumento de casos nos países vizinhos e pela emergência de saúde pública declarada na Bolívia, que já registra 269 casos confirmados. O Paraguai também notificou ocorrências da doença.
A campanha “MS Vacina Mais: Sarampo” acontece entre 18 e 31 de agosto de 2025, com o Dia D marcado para 30 de agosto (sábado), atingindo os 79 municípios. Bebês de 6 a 11 meses receberão a dose zero, enquanto pessoas de 12 meses a 59 anos sem registro vacinal ou com esquema incompleto terão vacinação seletiva.
Além da imunização, estão previstas ações de capacitação e conscientização, como os seminários “Imersão em Sarampo”, em Dourados (28/08) e Ponta Porã (29/08), voltados para equipes de saúde.
Segundo Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, a mobilização busca impedir a circulação do vírus. “O objetivo é interromper qualquer possibilidade de transmissão, vacinando o público-alvo no menor tempo possível, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade”.
Nesta segunda-feira, a Coordenadoria de Imunização da SES reuniu representantes municipais de imunização em uma videoconferência para orientar sobre a campanha.
Importância da adesão
Crhistinne Maymone, secretária-adjunta da SES, reforça que a participação da população é essencial. “A vacinação é a principal forma de prevenção. É fundamental que todos verifiquem sua situação vacinal e procurem o serviço de saúde para se proteger e proteger a comunidade”, ressaltou.
O plano estadual segue as recomendações do Ministério da Saúde, que alerta para o aumento de casos em países vizinhos e outras regiões do mundo. Em Mato Grosso do Sul, até a semana epidemiológica 32, foram registrados 29 casos suspeitos, sendo 25 descartados e 4 em investigação.
Para conferir a nota técnica completa sobre a campanha MS Vacina Mais: Sarampo, clique aqui.*Com informações da Agência de Notícias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Ação "MS Vacina Mais: Sarampo" ocorre de 18 a 31 de agosto, com Dia D em 30, abrangendo todos os municípios. (Foto: Helton Davis)


