A construção do tão aguardado Hospital Regional de Corumbá deu um passo importante após a sanção da Lei nº 2.988, que oficializa a doação de um terreno ao Governo do Estado. A proposta, aprovada por unanimidade pelos vereadores em 30 de junho, foi analisada em regime de urgência na Câmara Municipal.
O espaço cedido pelo município ocupa cerca de 33,4 mil metros quadrados na rua Pedro de Medeiros. Com matrícula regularizada no Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Corumbá, o local também deve abrigar uma nova maternidade e uma policlínica regional.
A destinação do imóvel busca atender antigas reivindicações de moradores do município e de cidades vizinhas do Pantanal, que enfrentam dificuldades no acesso a serviços hospitalares mais completos e especializados.
Pelas regras estabelecidas na lei, publicada no DIOCORUMBÁ na quarta-feira, 03 de junho, o Governo do Estado ficará responsável por usar o terreno “exclusivamente para a construção do Hospital Regional de Corumbá”. Se as obras não forem iniciadas no prazo de dois anos a partir da doação, a lei pode ser revogada.
“Trata-se de uma iniciativa que visa consolidar uma infraestrutura essencial à vida da região, promovendo atendimento de saúde regionalizado e de qualidade”, afirmou o prefeito Dr. Gabriel durante o anúncio.
O projeto de lei chegou à Câmara em 27 de junho, em uma reunião que contou com o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a vice-prefeita, Bia Cavassa, e o deputado estadual Paulo Duarte.
Além do hospital, a expectativa é de que Corumbá receba uma série de novos serviços de saúde pública, incluindo uma maternidade, uma policlínica e um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). O CAPS será direcionado a crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e outras condições de saúde mental.
De acordo com o cronograma firmado com o Ministério Público Estadual, a entrega do Hospital Regional deve ocorrer até 2030. A administração estadual avalia a possibilidade de implantar o projeto por meio de uma parceria público-privada, modelo que também é utilizado no Hospital Regional de Campo Grande.*Com informações da PMC.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



O espaço de mais de 33 mil metros quadrados também abrigará maternidade e policlínica para atender a população local. (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)


