A partir de agora, moradores de Ladário que necessitarem do procedimento de biópsia bucal não terão mais que encarar deslocamentos para serem atendidos. Três odontólogos capacitados da Secretaria Municipal de Saúde de Ladário já estão realizando o procedimento na rede pública da Pérola do Pantanal.
A biópsia bucal consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido da boca como gengiva, língua ou palato para avaliação microscópica. O material coletado é enviado a um laboratório, onde é analisado por um patologista bucal. A finalidade é identificar alterações ou lesões na cavidade oral.
Nos dias 14, 15 e 16 de abril, foi realizada uma capacitação em estomatologia para os dentistas do município. Após o treinamento, os profissionais foram considerados aptos a realizar o procedimento. Até o momento, cinco biópsias já foram feitas em pacientes atendidos nas unidades de saúde de Ladário.
Segundo a secretária municipal de Saúde, o serviço representa um avanço na rede de atenção básica do município.
A ampliação desse tipo de serviço reforça nosso compromisso com a prevenção e o cuidado integral à saúde. Com a biópsia bucal na rede municipal, conseguimos diagnosticar precocemente possíveis doenças, oferecendo um atendimento mais seguro e eficiente para a população, afirmou.
A Secretaria de Saúde orienta que qualquer alteração percebida na cavidade bucal deve ser comunicada à unidade de saúde de referência do paciente, onde será feita a avaliação inicial e, se necessário, o encaminhamento para o procedimento. *Com informações da PML
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Profissionais passaram por treinamento no mês de abril. (Foto: Divulgação/PML)

