Os moradores de Ladário não dependem mais de Corumbá para receberem a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), isso porque a partir de agora, o imunizante também está disponível no município. A oferta regular da vacina BCG em Ladário representa uma grande conquista para a saúde municipal. A primeira aplicação do imunizante aconteceu no dia 28 de maio.
Aylla Maria Eleuterio, acompanhada de sua mãe, Camila Escalante Eleuterio, de 27 anos, foi a primeira criança a receber a dose da vacina na Unidade Básica de Saúde da Família (ESF) do Centro. A partir de agora, a vacina BCG será ofertada todas as quartas-feiras na ESF do Centro, proporcionando mais comodidade às famílias e ampliando a cobertura vacinal infantil na cidade.
A vacina BCG é fundamental para a prevenção de formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. A imunização é indicada para crianças logo ao nascer ou, caso não tenham sido vacinadas, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.
“É um passo importante para a saúde de nossos pequenos e uma vitória para a cidade de Ladário, que passa a oferecer esse serviço de forma regular”, destacou a secretária municipal de Saúde, Helen Veadrigo.
Sobre a vacina BCG
A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é um imunizante essencial do calendário de vacinação infantil, destinada à prevenção de formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo).
Ela é produzida a partir de uma forma enfraquecida da bactéria Mycobacterium bovis, que induz o organismo a criar defesas contra a Mycobacterium tuberculosis, a bactéria causadora da doença em humanos.
A recomendação é que a vacina seja administrada em dose única, o mais cedo possível após o nascimento, preferencialmente ainda na maternidade. A aplicação é intradérmica, geralmente no braço direito, e é comum que se forme uma pequena cicatriz no local, uma reação considerada normal e esperada do sistema imunológico.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá repassa mais de R$ 250 mil em emendas impositivas à APAE e Rede Feminina

Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital

Retrospectiva 2025: Triagem neonatal avançou em MS com teste do pezinho ampliado

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher



A pequena Aylla foi a primeira criança a receber a BCG em Ladário. A partir de agora, o imunizante estará disponível toda quarta-feira, na ESF do Centro. (Foto: Divulgação/PML)

