Menu
segunda, 16 de fevereiro de 2026
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Ladário aplica primeira dose da vacina BCG

14 junho 2025 - 10h17Gesiane S. Lourenço com Assessoria PML

Os moradores de Ladário não dependem mais de Corumbá para receberem a vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), isso porque a partir de agora, o imunizante também está disponível no município. A oferta regular da vacina BCG em Ladário representa uma grande conquista para a saúde municipal. A primeira aplicação do imunizante aconteceu no dia 28 de maio.

Aylla Maria Eleuterio, acompanhada de sua mãe, Camila Escalante Eleuterio, de 27 anos, foi a primeira criança a receber a dose da vacina na Unidade Básica de Saúde da Família (ESF) do Centro. A partir de agora, a vacina BCG será ofertada todas as quartas-feiras na ESF do Centro, proporcionando mais comodidade às famílias e ampliando a cobertura vacinal infantil na cidade.

A vacina BCG é fundamental para a prevenção de formas graves da tuberculose, como a meníngea e a miliar. A imunização é indicada para crianças logo ao nascer ou, caso não tenham sido vacinadas, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

“É um passo importante para a saúde de nossos pequenos e uma vitória para a cidade de Ladário, que passa a oferecer esse serviço de forma regular”, destacou a secretária municipal de Saúde, Helen Veadrigo.


Sobre a vacina BCG

A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) é um imunizante essencial do calendário de vacinação infantil, destinada à prevenção de formas graves de tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo).

Ela é produzida a partir de uma forma enfraquecida da bactéria Mycobacterium bovis, que induz o organismo a criar defesas contra a Mycobacterium tuberculosis, a bactéria causadora da doença em humanos.

A recomendação é que a vacina seja administrada em dose única, o mais cedo possível após o nascimento, preferencialmente ainda na maternidade. A aplicação é intradérmica, geralmente no braço direito, e é comum que se forme uma pequena cicatriz no local, uma reação considerada normal e esperada do sistema imunológico.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Saúde de MS distribui mais de 1,5 milhão de preservativos no Carnaval
saúde
Com 816 casos prováveis, MS recebe 7,8 mil doses de vacina contra a dengue
saúde
Corumbá amplia vacinação contra bronquiolite e reforça proteção
saúde
Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer
saúde
Mais autonomia e menos deslocamentos: MS incentiva diálise peritoneal
saúde
Anvisa alerta para risco de pancreatite ligado a canetas emagrecedoras
saúde
Tele-eletrocardiograma agiliza diagnóstico e ajuda a prevenir infartos em MS
saúde
Fumacê reforça combate ao Aedes aegypti antes do Carnaval
saúde
SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025
saúde
Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Mais Lidas

Educação
Programa Jovens do Amanhã oferece 2 mil vagas para cursos com auxílio de R$ 300
Polícia
Choque fecha ponto de venda de drogas no bairro Centro América
Cultura
Duelo de gigantes: Clube dos Sem e Flor de Abacate levantam a avenida
Polícia
PMA prende suspeito de estupro na região do Passo do Lontra