Para ampliar a cobertura vacinação do Sarampo em Corumbá, a Secretaria Municipal de Saúde irá promover ação estratégica na feira de livre deste domingo, 13 de julho. O ponto de imunização será no Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), que fica localizado na rua Ladário, esquina com a 13 de Junho, trecho inserido na feira livre de maior público na cidade.
A orientação é que pais e responsáveis levem seus filhos com idade entre seis meses a menores de 1 ano para receberem a dose de imunização. Gestantes, que não podem receber a vacina, devem redobrar os cuidados, evitando ambientes fechados e mantendo medidas de higiene, já que a infecção pode trazer riscos ao bebê, incluindo aborto.
A necessidade de intensificar a vacinação contra o sarampo na cidade veio após a Bolívia emitir alerta sanitário devido ao aumento de casos. Na Bolívia, mais de 80 casos da doença foram confirmados pelas autoridades do país, o que eleva o risco de infecção em Corumbá devido ao intenso fluxo de pessoas entre os dois países.
Além da vacinação na feira livre de domingo, outras medidas preventivas também foram adotadas. Escolas com grande número de alunos residentes na Bolívia, como a Eutrópia Gomes Pedroso e o CAIC Padre Ernesto Sassida, estão sendo priorizadas para campanhas de vacinação. A imunização já foi realizada na escola Eutrópia e está agendada para a próxima semana no CAIC, antes do início das férias escolares, período considerado de maior risco para disseminação do vírus.
Walkiria Arruda da Silva, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, destacou a importância da vacinação, especialmente para crianças e grupos vulneráveis. O calendário vacinal prevê a aplicação da tríplice viral aos 12 meses, com reforço aos 15 meses. Em caráter excepcional, o Ministério da Saúde recomendou a chamada “dose zero” para bebês a partir de seis meses, devido ao aumento do risco de complicações.
Além das medidas locais, o Ministério da Saúde do Brasil solicitou apoio logístico a Corumbá para a entrega de 600 mil doses de vacina contra o sarampo destinadas à Bolívia. O material será recebido em território brasileiro e transferido imediatamente para as autoridades bolivianas, que farão o transporte até o destino final.
*Com informações da PMC
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Ponto de Vacinação na feira de domingo, 13 de julho, será no Cerest. (Foto: Arquivo/PMC)


