A primeira infância é uma janela de oportunidades única para transformar o futuro de uma criança. É nesse período, dos 0 aos 6 anos, que o cérebro humano se desenvolve mais rapidamente e é mais sensível aos estímulos e cuidados. Atenta a essa fase decisiva, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza, de 13 a 15 de agosto, o 1º Simpósio “Dialogando a Primeira Infância em MS: Ações, Assistência e Proteção – Um Elo de Sucesso”, no auditório da Receita Federal, em Campo Grande.
A iniciativa está alinhada à meta do Plano Estadual de Saúde de reduzir em 15% a taxa de mortalidade infantil e visa qualificar a atenção integral prestada à população pediátrica. O evento é voltado a gestores e profissionais da atenção primária, que atuam diretamente com o cuidado de crianças nos serviços públicos de saúde.
“Nosso foco é garantir que os profissionais estejam preparados para identificar riscos precocemente, aplicar condutas adequadas e contribuir com os indicadores de saúde da primeira infância no Estado. Investir nessa fase é uma medida eficaz de gestão, com impacto direto na redução da mortalidade infantil e na melhoria do desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos”, explica a gerente de Atenção à Saúde da Criança da SES, Cristiana Schulz.
Durante três dias, serão oferecidos subsídios técnicos e práticos aos profissionais que garantem o desenvolvimento saudável das crianças desde os primeiros dias de vida. Dividido em blocos temáticos, o evento abordará temas fundamentais como o desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo, da linguagem e dos vínculos socioafetivos e comportamentais. Também será destaque a estratégia AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância), ferramenta essencial na prevenção e combate das principais causas de mortalidade infantil. A proposta é integração dos temas no mês em que se conscientiza sobre o cuidado materno-infantil: Agosto da Primeira Infância - instituído pela Lei 14.617/2023; e o Agosto Dourado - instituído pela Lei 13.435/2017, que juntos reforçam a importância desse cuidado.
“A programação foi cuidadosamente construída para fortalecer o cuidado com a primeira infância, oferecendo aos profissionais da saúde subsídios técnicos e práticos que impactam diretamente no desenvolvimento das crianças. O aleitamento materno e a alimentação complementar são pilares fundamentais nesse processo, e precisam ser promovidos com base em evidências e sensibilidade. E fato reiterar que a arvore símbolo do aleitamento materno no Estado de MS é o Ypê Branco conforme resolução 59 SES/MS de 2023. Este simpósio é mais do que um espaço de formação — é um elo entre conhecimento, prática e compromisso com a infância sul-mato-grossense”, explica a Técnica em Aleitamento Materno da SES, Liliane Dias Tenório Rodrigues.
O simpósio reforça o compromisso do Estado com uma atenção qualificada, integrada e baseada em evidências, e a SES convida os gestores municipais a liberarem suas equipes para participação, garantindo que cada vez mais crianças tenham acesso ao cuidado que merecem para desenvolver todo o seu potencial.
Agosto Dourado
A Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2025 foca no impacto ambiental e nas mudanças climáticas, destacando a necessidade de criar sistemas de apoio sustentáveis ao aleitamento. A campanha visa engajar diversos atores, governos, sistemas de saúde, comunidades e indivíduos para assim construir ambientes que favoreçam a amamentação, beneficiando famílias e reduzindo os impactos ambientais da alimentação artificial.
As Metas globais de nutrição incluem alcançar uma taxa de amamentação exclusiva de 50% até 2025 e 70% até 2030. Os objetivos principais da SMAM2025 são: informar sobre a importância de ambientes sustentáveis para o aleitamento, reforçar o aleitamento como essencial para a sustentabilidade, engajar indivíduos e organizações para melhorar o suporte, mobilizar ações para conectar sistemas de apoio ao aleitamento.
Serviço
1º Simpósio “Dialogando a Primeira Infância em MS”
13, 14 e 15 de agosto de 2025
Auditório da Receita Federal do Brasil – Av. Des. Leão Neto do Carmo, 3 – Jardim Veraneio, Campo Grande
Público-alvo: gestores municipais, coordenadores de Atenção Primária, profissionais da saúde da criança e assistenciais da pediatria (0 a 6 anos)
Inscrições no link https://evento.saude.ms.gov.br/pre-redenciamento/289006f545697107a4409d5c2610eab2
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Especialistas e gestores se reúnem para debater práticas que garantam um início de vida saudável e promissor às crianças de 0 a 6 anos. (Foto: Agência Brasil)

