Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Corumbá segue com baixa incidência de casos de dengue

02 agosto 2025 - 10h56Gesiane S. Lourenço com SES-MS

Mato Grosso do Sul já registrou 13.666 casos prováveis de Dengue, sendo 7.636 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 30ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (1º). Segundo o documento, 17 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Corumbá tem seguido registando incidência baixa de casos confirmados para a doença. Outros municípios com baixa incidência são: Paraíso das Águas, Inocência, Nioaque, Taquarussu, Ivinhema, Anastácio, Bataguassu, Brasilândia, Sidrolândia, Sonora, Maracaju, Itaquiraí, Paranaíba, Aquidauana, Bonito, Itaporã, Costa Rica, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Ponta Porã e Campo Grande registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 6 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 181.578 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 13.613 casos prováveis, sendo 6.629 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 70 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 30- 2025
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 30 - 2025

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado
saúde
Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa
saúde
Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas
saúde
"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS
saúde
Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina
saúde
Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue
saúde
Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo
saúde
Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas
saúde
MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal