Mato Grosso do Sul já registrou 13.666 casos prováveis de Dengue, sendo 7.636 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 30ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (1º). Segundo o documento, 17 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Corumbá tem seguido registando incidência baixa de casos confirmados para a doença. Outros municípios com baixa incidência são: Paraíso das Águas, Inocência, Nioaque, Taquarussu, Ivinhema, Anastácio, Bataguassu, Brasilândia, Sidrolândia, Sonora, Maracaju, Itaquiraí, Paranaíba, Aquidauana, Bonito, Itaporã, Costa Rica, Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Ponta Porã e Campo Grande registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 6 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 181.578 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 13.613 casos prováveis, sendo 6.629 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 70 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 30- 2025
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 30 - 2025
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Anvisa publica registro da vacina contra a dengue do Butantan

Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório

MS tem a maior cobertura em telessaúde do centro-oeste

Projeto Casa Rosa deve realizar 400 consultas até sexta-feira em Corumbá

Sábado (13) é dia de doação de sangue em Corumbá

MS registra 8.372 casos confirmados de dengue

Dezembro Vermelho reforça prevenção, testagem e cuidado a pessoas com HIV

Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório na segunda-feira (8)

Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS



Nos últimos 14 dias, Corumbá não registrou óbitos causados por dengue. (Foto: Divulgação SES)

