Corumbá está entre as seis cidades de Mato Grosso do Sul contempladas com uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) pelo Novo PAC Saúde. O veículo vai reforçar a assistência em saúde bucal na região, especialmente em comunidades ribeirinhas, rurais e indígenas de difícil acesso, além de atender populações em situação de vulnerabilidade urbana, garantindo assistência a moradores que antes precisavam se deslocar longas distâncias.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21), durante cerimônia em Sorocaba (SP), onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 400 veículos para municípios de todo o país. A conquista foi articulada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) junto ao Ministério da Saúde.
Além de Corumbá, também foram contemplados os municípios de Antônio João, Aquidauana, Caarapó, Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho. Cada veículo representa um investimento de R$ 513,6 mil, somando mais de R$ 3 milhões em recursos para a saúde bucal sul-mato-grossense.
As unidades móveis funcionam como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde, com equipamentos completos, incluindo cadeira odontológica, aparelho de raio-x, gerador de energia e ferramentas que permitem desde atendimentos básicos até procedimentos mais complexos, como tratamento de canal e oferta de próteses dentárias.
Em Mato Grosso do Sul, cada município contemplado terá a unidade adaptada à sua realidade: em Corumbá, a UOM será usada para ampliar a assistência em saúde bucal em regiões ribeirinhas e comunidades afastadas; em Antônio João, a prioridade será atender assentamentos e aldeias; em Aquidauana, diversas comunidades indígenas do Pantanal; em Caarapó, áreas rurais e indígenas; em Porto Murtinho, moradores de regiões isoladas; e em Ribas do Rio Pardo, trabalhadores rurais e população de rua.
Cada veículo contará com uma equipe formada por dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal. Quando houver necessidade, os pacientes poderão ser encaminhados para Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ou outros serviços de referência. A frota será renovada a cada cinco anos, garantindo continuidade e segurança nos atendimentos.*Com informações da Assessoria de Comunicação.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Coleta de sangue será realizada em Corumbá neste sábado

Opas alerta que próxima temporada de gripe pode ser mais intensa

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

"Vacimóveis" levam imunização a locais de difícil alcance em MS

Corumbá recebe novos kits e moderniza estrutura das salas de vacina

Médicos alertam para riscos de prescrição de testosterona para mulher

MS registra 8.384 casos confirmados de dengue

Vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV, diz estudo

Médicos da Atenção Primária de Corumbá recebem capacitação sobre Doenças Crônicas



Seis cidades de MS, incluindo Corumbá, vão receber veículos para ampliar atendimento odontológico em áreas remotas. (Foto: Igor Evangelista/Ministério da Saúde)


