Menu
segunda, 08 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Andorinha - WhatsApp
Saúde

Acidentes elétricos mataram 257 pessoas em 2024

05 agosto 2025 - 09h17Agência Brasil

timas fatais por motivos de acidentes elétricos aumentou em 2024, mesmo em um cenário em que houve queda no número total desse tipo de acidente. Ao longo do ano, 257 pessoas morreram em decorrência de acidentes com eletricidade, segundo levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

No ano anterior (2023), os acidentes elétricos levaram a vida de 250 pessoas. Com relação ao número total de ocorrências estava em 782. Baixou para 685 em 2024. Trata-se do menor registro em oito anos.

“A redução de ocorrências (para 685 acidentes com eletricidade) em 2024 indica avanços em ações de prevenção”, explica residente da Abradee, Marcos Madureira.

Segundo o levantamento, entre as principais causas de acidentes estão obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio de equipamentos agrícolas próximos à rede, além de cabos energizados no solo e improvisos em instalações domésticas.

Mortes

Com relação ao aumento no número de mortes (de 250 para 257), isso indica, segundo ele, que mesmo com menos acidentes, os riscos se mantêm altos, quando em se tratando de eletricidade.

“Essas ocorrências podem estar relacionadas a fatores como a falta de conhecimento técnico para uma análise correta dos riscos, improvisações em instalações elétricas ou ausência de equipamentos adequados de proteção”, acrescentou.

Agosto Vermelho

Para Marcos Madureira, esse cenário reforça a necessidade de expandir a cultura de segurança, “levando informação de qualidade para toda a população e intensificando campanhas educativas que possam salvar vidas, como a campanha Agosto Vermelho” – que se encontra em sua terceira edição.

A campanha tem, entre seus objetivos, o de funcionar como um marco de mobilização nacional em torno dos riscos com a rede elétrica, no âmbito da 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, que tem, como mote, o Movimento Zero Acidentes.

Construção Civil

De acordo com a Abradee, a campanha deste ano priorizará o setor da construção civil, que lidera o número de ocorrências no país. Em agosto está previsto a primeira edição de um workshop online voltado para dicas aos profissionais da construção.

“O ‘aulão da segurança’ ficará disponível no canal do Youtube da associação e contará com a participação de especialistas em segurança das distribuidoras de energia associadas e influenciadores do setor de construção civil, além da Abradee”, informou a associação.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

saúde
Anvisa publica registro da vacina contra a dengue do Butantan
saúde
Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório
saúde
MS tem a maior cobertura em telessaúde do centro-oeste
saúde
Projeto Casa Rosa deve realizar 400 consultas até sexta-feira em Corumbá
saúde
Sábado (13) é dia de doação de sangue em Corumbá
saúde
MS registra 8.372 casos confirmados de dengue
saúde
Dezembro Vermelho reforça prevenção, testagem e cuidado a pessoas com HIV
saúde
Corumbá começa vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório na segunda-feira (8)
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS
saúde
Medicamentos do Programa Hiperdia voltam a ser distribuídos direto nas UBSs

Mais Lidas

saúde
Projeto Casa Rosa deve realizar 400 consultas até sexta-feira em Corumbá
Geral
Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
saúde
MS tem a maior cobertura em telessaúde do centro-oeste
Economia
Boom industrial impulsiona capacitação e coloca MS entre os líderes em emprego