Vacinação cobre grupos prioritários.
(Foto: Divulgação/PMC)
As prefeituras de Corumbá e Ladário mobilizam suas equipes de saúde neste sábado, 28 de março, para a realização do Dia D de vacinação contra a Influenza. A ação faz parte da estratégia nacional do Ministério da Saúde para reduzir internações e óbitos causados pelo vírus da gripe, especialmente em um período de maior circulação de doenças respiratórias.
Em Ladário, o município recebeu a primeira remessa com 600 doses para iniciar a imunização dos grupos prioritários. Já em Corumbá, o estoque ganhou um reforço significativo: mais 4.783 doses foram enviadas pelo Estado, totalizando 7.418 imunizantes disponíveis para este sábado.
A secretária municipal de Saúde de Corumbá, Tatiana Mattos, destacou que o aumento no quantitativo é vital para a região. “Conseguimos ampliar o público-alvo neste sábado. Isso é muito importante para nós, especialmente por sermos um município de fronteira, com grande fluxo de pessoas”, afirmou, reforçando a necessidade de proteção antes da chegada dos meses mais frios.
Cenário Epidemiológico
A urgência da campanha é reforçada pelos números: Mato Grosso do Sul já registra 885 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2026. Desse total, 71 foram confirmados para Influenza, sendo que 17 casos ocorreram em Corumbá. A vacina oferecida pelo SUS é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus com maior circulação no país (duas do tipo A e uma do tipo B).
Quem Pode se Vacinar?
O público-alvo foi ampliado e abrange:
- Crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas.
- Idosos (60 anos ou mais) e pessoas com deficiência ou doenças crônicas.
- Trabalhadores da saúde, professores e profissionais de segurança/Forças Armadas.
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários.
- Povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
Onde se Vacinar Hoje (Sábado, 28/03):
- Corumbá:
- Poliesportivo (Drive Thru): Das 8h às 13h (Rua Porto Carreiro, 1000)
- Vacimóvel: Das 8h às 16h (Centro de Saúde da Ladeira Dr. Moyses dos Reis Amaral)
- ESF Simone Flores: Das 8h às 13h (Bairro Guatós)
- Ladário
- ESF João Fernandes
- ESF Nova Aliança
- ESF Érico Valle
- ESF Joaquim da Costa
- Policlínica
- Horário de atendimento: das 8h às 13h
Documentação Necessária: A Secretaria de Saúde orienta que todos compareçam com documento pessoal, cartão do SUS, caderneta de vacinação e comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.
Para quem não conseguir comparecer hoje, a campanha continua a partir de segunda-feira, 30 de março, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Corumbá e Ladário.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Corumbá leva vacinação contra a gripe para feira livre neste domingo
Municípios de MS recebem bombas costais para combater o Aedes aegypti
Butantan produzirá remédio contra câncer para o SUS
Exército abre credenciamento para profissionais e clínicas de saúde
Corumbá recebe mais doses e amplia o público do Dia D Vacinação contra Influenza
Jovan propõe programa de saúde mental para profissionais da assistência social
Corumbá realiza "Dia D" de vacinação contra a gripe neste sábado, 28
Bira defende implantação do serviço de fisioterapia pélvica na rede pública
Samyr busca informações atualizadas do cenário epidemiológico em Corumbá