Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

"Vou reconstruir a Bolívia", diz Tuto Quiroga

22 março 2025 - 15h21Sylma Lima

Candidato à presidência da República da Bolívia pelo partido Libre, Tuto Quiroga, que já ocupou o cargo de vice-presidente daquele país em 2002, esteve neste sábado, 22 de março, visitando as cidades bolivianas que fazem fronteira com o Brasil. Tuto esteve em Mutum e depois em Puerto Suárez, onde foi recepcionado pelos fazendeiros do Sindicato, pelo empresário Branco Marinkovic e o pelo pecuarista Turco Aguilera. Tuto foi carregado nos braços do povo.

Durante seu discurso, Tuto desse que quer tirar o estigma da Bolívia conhecido como país de traficante e de corruptos.  Ele disse que o país foi destruído nos últimos 20 anos por gestores incompetentes e que inclusive teriam liberado o plantio e refino de drogas, “vamos moralizar a Bolívia “, disse ao Capital Do Pantanal.

Quiroga salientou que o país está quebrado economicamente e ele vai ter que reconstruir tudo novamente, com investimentos pesados na saúde, educação, infraestrutura e segurança pública. Destacou que a Bolívia esteve à mercê de um governo ditador e autoritário, que destruiu a imagem de um povo que não tem preguiça de trabalhar.

"Nós plantamos soja, arroz e produzimos carne de primeira qualidade. Além disso exportamos o gás através do gasoduto e temos riquezas como de Mutum, cuja empresa Jindal também faliu. Teremos a obrigação de fazer um novo trabalho para exportar mais nossas riquezas do que importar insumos como vem ocorrendo atualmente", explicou o candidato da direita conservadora que vai ter como principal oponente o ex-presidente Evo Morales , caso a justiça autorize sua candidatura.

É importante lembrar que, de acordo com uma decisão judicial recente, o ex-presidente Evo Morales não poderá concorrer à presidência em 2025, devido a uma restrição constitucional que proíbe a reeleição indefinida. Mas, assim como no Brasil aconteceu com o presidente Lula, na Bolívia também pode acontecer com o ex-presidente Evo, por isso, há chance dele concorrer nestas eleições. 

À esquerda, Tuto com Turco Aguilera. À direita, Tuto com Sylma Lima e Branko Marinkovic. Foto: Capital do Pantanal 

Tuto vai ter a responsabilidade de reconstruir um país que está quebrado, onde a pobreza assusta, assim como o desemprego. Hoje a Bolívia importa tudo e as filas para aquisição de combustíveis são quilométricas. A inflação é assustadora. As riquezas que o país possui não são exploradas e o mal gerenciamento acabou até mesmo com autoestima e o espírito de civilidade do povo boliviano. 

Apesar de ser da direita conservadora ele vem com ideias novas e vontade de resgatar o sentimento de patriotismo do povo boliviano. Para encerrar seu discurso ele relembrou uma frase célebre do africano Nelson Mandela: “tudo parece impossível, até que você faz". Quanto aos recursos para investimentos em todos os setores públicos ele disse que vai buscar através do Fundo Monetário Internacional.

A situação da Bolívia hoje é marcada por uma instabilidade política que vem se arrastando desde junho de 2024, quando houve uma tentativa de golpe de Estado frustrada. Esse episódio reacendeu memórias de sua histórica instabilidade política e colocou em evidência as tensões internas do país.

A situação política do país está intimamente ligada às figuras emblemáticas como Evo Morales e Luiz Arce, cujas trajetórias políticas refletem as complexidades da Bolívia. A tentativa de golpe de Estado é apenas um dos muitos desafios que o país enfrenta, incluindo questões econômicas, sociais e ambientais.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
Política
Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Mais Lidas

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados