Os vereadores Chicão Vianna e Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira) buscam informações junto à Andorinha SA, no sentido de saber se a empresa, no acidente ocorrido no último dia 15 de junho, envolvendo ônibus da linha Campo Grande - Corumbá, havia motorista reserva designado para a operação no trecho.
O pedido foi formulado por meio de requerimento em regime de urgência que contou com a assinatura do também de Matheus Cazarin. Caso, nesse dia, a viagem não contou com motorista reserva, os vereadores pediram justificativa em relação à ausência de segundo condutor, considerando que a viagem entre as duas cidades pode ultrapassar o tempo de seis horas, especialmente em horários de saída durante a madrugada, fator que potencializa o risco de fadiga do condutor e, por consequência, de acidentes.
Mas, se nessa viagem, havia motorista de reserva, pedem para que a Andorinha esclareça se era o motorista reserva quem se encontrava na condução do ônibus no momento do acidente, bem como se o rodízio entre os condutores ocorreu de forma regular durante a viagem.
Caso não existia motorista reserva ou mesmo se a empresa não adota esse sistema, os vereadores cobram adoção, de forma permanente, a designação de motoristas reservas para as viagens realizadas no trecho, garantindo o revezamento na condução e promovendo maior segurança para os passageiros, os trabalhadores e a coletividade.
O requerimento foi justificando pelo fato de ser dever do Poder Legislativo fiscalizar, notadamente quanto à qualidade e à segurança dos serviços públicos e privados de interesse coletivo.
“A adoção de motoristas reservas torna-se ainda mais necessária diante da duração prolongada da viagem entre Corumbá e Campo Grande, com partidas frequentes durante a madrugada e condições de estrada que exigem atenção constante dos condutores”, justificaram.
“Além disso, o valor da passagem nesse trecho figura entre os mais altos do país, proporcionalmente por quilômetro rodado, o que impõe à empresa a obrigação de oferecer um serviço compatível com o preço cobrado. Os usuários, que pagam caro pela passagem, merecem não apenas conforto, mas sobretudo segurança, o que inclui medidas que previnam o cansaço extremo dos motoristas, fator que, comprovadamente, aumenta os riscos de acidentes”, concluíram.
Iluminação pública
Já à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Chicão Vianna pediu a realização de serviços de melhoria e manutenção do sistema de iluminação pública da Avenida General Dutra, trecho entre as ruas Ricardo Franco e Albuquerque, na divisa dos bairros Universitário e Maria Leite, visando propiciar mais segurança aos moradores da região, pedestres e condutores de veículos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municÃpios

MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presÃdios

Ex-presidente da BolÃvia é preso acusado de desvio de dinheiro público

Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos

Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS

Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá



Questionamentos foram feitos pelos vereadores Chicão e Bira durante sessão da Câmara. (Foto: Ascom)

