Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Vereadores pedem que Vara da Fazenda Pública seja mantida na Comarca de Corumbá

Vereadores alegam que a extinção da vara tende a aumentar consideravelmente a morosidade no julgamento de ações envolvendo o Poder Público.

11 junho 2025 - 09h44Assessoria

A recriação ou manutenção de uma vara especializada em Fazenda Pública na Comarca de Corumbá é o que estão pleiteando os vereadores Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Alexandre Vasconcellos e Jovan Temeljkovitch.

Na seção ordinária desta terça-feira, 10 de junho, eles apresentaram um requerimento em regime de urgência especial, solicitando ao desembargador Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, a revisão da Resolução nº 354, de 4 de junho de 2025, que transformou a Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos em Vara do Juiz das Garantias, promovendo a redistribuição dos processos de competência da extinta Vara da Fazenda para a 2ª Vara Cível e para a 3ª Vara Cível e Regional de Falências e Recuperações Judiciais.

No documento apresentado durante a sessão, os vereadores consideraram que a medida representa uma redução na especialização da prestação jurisdicional nas áreas de Fazenda Pública e Registros Públicos, áreas sensíveis e de grande impacto social para a população corumbaense e ladarense.

Afirmaram que a extinção da vara tende a aumentar consideravelmente a morosidade no julgamento de ações envolvendo o Poder Público, questões de saúde, regularização fundiária, demandas de servidores, entre outros, e que as varas que receberão os processos redistribuídos já operam com grande volume de trabalho, o que comprometerá ainda mais a celeridade processual, penalizando diretamente o cidadão que busca amparo no Judiciário.

Diante disso, Bira, Alexandre e Jovan solicitam ao presidente do Tribunal de Justiça, a revisão da Resolução nº 354/2025, bem como a possibilidade de recriação ou manutenção de uma vara especializada em Fazenda Pública na comarca, ou outro arranjo que preserve a eficiência na prestação jurisdicional.

Sugeriram a abertura de diálogo com a Câmara Municipal, com representantes da sociedade civil, da OAB, do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais instituições locais, com vistas à construção coletiva de uma alternativa que melhor atenda às necessidades da região.

Conforme os representantes do Poder Legislativo corumbaense, a Comarca de Corumbá atende não apenas o município de Corumbá, mas também a população da vizinha cidade de Ladário, compondo uma região com forte demanda judicial em virtude de sua localização geográfica, importância estratégica, e complexidade social e econômica.

Observaram que, com a extinção da Vara da Fazenda Pública haverá sobrecarga das varas remanescentes, dificultando a prestação jurisdicional célere; aumentará a morosidade no julgamento de ações de interesse direto da população, tais como processos contra órgãos públicos municipais e estaduais, demandas envolvendo servidores públicos, questões relacionadas a registros públicos e regularização fundiária; demandas da área da saúde pública, entre outras.

Além disso, ressaltaram que o tempo de resposta judicial será ampliado, afetando diretamente os cidadãos mais vulneráveis que dependem da atuação eficiente da Justiça, e que as entidades e órgãos públicos como a Defensoria Pública, o Ministério Público, a OAB e procuradorias municipais e estaduais, terão dificuldades operacionais com a nova sistemática, dado o aumento da complexidade da tramitação e redistribuição dos feitos.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá
Política
Encontro propõe agenda binacional para enfrentamento da violência contra mulheres

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Meio Ambiente
Primeira chamada do PSA classificou 45 propriedades rurais do Pantanal