Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Vereadores aprovam homenagem ao pequeno Arthur pela participação no programa Avistar 2025

20 maio 2025 - 08h48Assessoria

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou por unanimidade na noite de ontem, segunda-feira, 19, uma homenagem ao pequeno Arthur Winkler Torres, de apenas seis anos, com Menção Honrosa pela sua participação no programa Avistar 2025, o maior encontro de observadores de aves da América Latina, que ocorreu nesse final de semana, no Jardim Botânico, em São Paulo. A iniciativa foi do vereador Jovan Temeljkovitch.

Arthur é aluno do 1º ano da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues. Ele participou do evento a convite da organização do Avistar 2025, que reuniu mais de 10 mil participantes de todo o País.

A presença do pequeno estudante corumbaense foi destaque tanto na imprensa local quanto na estadual. Arthur participou do painel “Jovens Observadores – Começando na Observação”, no auditório Master do evento. Na sua fala, o pequeno citou que observa aves no Parque Marina Gattass e na Apa Baia Negra;

“O Arthur é um orgulho para nossa cidade”, enfatizou Jovan. Lembrou que o programa de observação de aves está ganhando destaque na região e é que é preciso impulsionar essa iniciativa.

Ressaltou que, na última semana, durante o Global Big Day 2025 evento mundial de observação de aves, Corumbá alcançou resultados expressivos nos rankings. Conquistou a 6ª posição nacional como hotspot (local) de observação, e ocupa o 2º lugar no ranking estadual.

Participação de Arthur no Avistar 2025 mostra como eduação e meio ambiente compõem formula de sucesso na formação dos jovens. Foto: Divulgação 

“Esses dados refletem o potencial extraordinário de Corumbá no cenário nacional e internacional da observação de aves e reforçam a importância de políticas públicas voltadas para a conservação da biodiversidade e para o turismo ecológico sustentável”, enfatizou.

Entre os registros mais significativos do Global Big Day em Corumbá, destaca-se o Tem-Farinha-Aí, subespécie rara encontrada no Brasil, exclusivamente em Corumbá. Também foram avistadas espécies de elevado interesse para conservação, como o Gavião-de-Penacho e o Maguari, evidenciando o papel fundamental da cidade na manutenção da biodiversidade brasileira e sul-americana.

“Diante disso, esta Casa Legislativa presta esta singela Menção Honrosa ao jovem Arthur Winkler Torres, e reconhece o valor de todos que se dedicam à observação de aves, à educação ambiental e à promoção do nosso município como referência nacional em ecoturismo. Arthur é exemplo de como educação, amor pela natureza e incentivo à infância, podem transformar o futuro. Que sua história continue nos inspirando a cuidar das nossas crianças e preservar as riquezas naturais do nosso Pantanal”, concluiu Jovan Temeljkovitch.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Educação
PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última neste domingo (14)
Meio Ambiente
UFMS é a 2ª federal e a 3ª universidade mais sustentável do Brasil