A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul (MS), nesta quarta-feira (26), o aviso de lançamento da licitação para execução das obras de recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262, em Corumbá. O procedimento corresponde à Concorrência Eletrônica nº 127/2025, que será realizado pelo critério de menor preço, em modo de disputa aberto, no regime de empreitada por preço unitário. A sessão de abertura está marcada para o dia 15 de dezembro, às 9h30, no portal eletrônico da Agesul. O valor estimado é de R$ 11.728.608,10. O edital completo está disponível nos sites da Agesul, do Governo do Estado e do PNCP.
Licitação será aberta em 15 de dezembro. O valor estimado da obra é de R$ 11,7 milhões. Foto: ReproduçãoA reivindicação de reforma da ponte foi feita pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB), ainda no início do segundo semestre deste ano. O pedido se deve à presença de falha grave na pista da ponte, com buraco e exposição dos vergalhões, representando um risco iminente de acidentes graves e estouro de pneus.
O parlamentar explica que após o encerramento do contrato de concessão da Ponte de Porto Morrinho entre o Estado de Mato Grosso do Sul e o DNIT ficou um vazio jurídico, cabendo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes a responsabilidade de fornecer a autorização necessária para que o Estado de MS pudesse realizar as obras de recuperação da estrutura.
Paulo Duarte agora cobra pela instalação de uma balança antes da ponte. Foto: Arquivo/Divulgação
Mesmo com o aviso da licitação publicada, Paulo Duarte afirma que ainda continuará cobrando ao Dnit a instalação urgente de controle de pesagem antes da ponte. "Não dá para continuar com esse vale tudo de caminhões trafegando sem nenhum controle. Agradeço ao governador Eduardo Riedel e ao secretário Guilherme Alcântara pelo atendimento à nossa solicitação”, comemora o parlamentar.
A abertura da licitação também reflete uma prioridade assumida pelo governador Eduardo Riedel, que já havia demonstrado preocupação com a situação da ponte após análises técnicas apontarem a necessidade de intervenções preventivas. O governo afirma que o investimento é estratégico para assegurar o tráfego, proteger o escoamento da produção e manter a conectividade entre Corumbá, o restante de Mato Grosso do Sul e outras regiões do país.
A articulação política local teve papel decisivo. O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira e o deputado Paulo Duarte levaram pessoalmente ao governador o pedido de aceleração das obras, apresentando dados técnicos e projeções de impacto na mobilidade. O prefeito enfatizou que a intervenção tem caráter urgente e envolve diretamente a segurança de quem utiliza a travessia diariamente. “A ponte sobre o Rio Paraguai é um elo vital para Corumbá. Essa resposta rápida do governador mostra o compromisso com nossa região”, afirmou.
*Com informações da Assessoria.
*Matéria atualizada às 15h30 para inclusão de novas informações.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá

Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana

22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá

Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues

Com 78% de aprovação, Riedel é o 5º governador mais bem avaliado no país

Prefeito recebe novo comandante do 6º Distrito Naval e reforça parceria com a Marinha

Alexandre solicita manutenção de micro-ônibus para pacientes de hemodiálise

Jovan pede fiscalização para eliminar 'lixões' a céu aberto em Corumbá

Projeto de Lei de Hesley cria Prêmio Professor por Excelência em Corumbá


A reivindicação de reforma da ponte foi feita pelo deputado estadual Paulo Duarte, no início do segundo semestre deste ano. (Foto: Divulgação)
Paulo Duarte agora cobra pela instalação de uma balança antes da ponte. Foto: Arquivo/Divulgação


