Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Política

Proprietários de 32 mil imóveis em MS devem regularizar áreas na faixa de fronteira

22 março 2025 - 11h43CG News

Cerca de 32 mil imóveis em 41 municípios de Mato Grosso do Sul, localizados na faixa de fronteira, precisam passar pelo processo de regularização fundiária para evitar problemas com o governo federal. A ratificação da faixa de fronteira é um procedimento jurídico previsto na Lei 13.178/2015, que confirma o domínio da União sobre essas áreas e reconhece transferências de imóveis rurais titulados pelos Estados dentro do limite de 150 km. Corumbá está entre os municípios em que a regularização deve ser feita parcialmente.

O processo, antes conduzido pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), agora é de responsabilidade dos cartórios de Registro de Imóveis, o que agiliza a tramitação, mas também aumenta as exigências.

Em Mato Grosso do Sul, os proprietários contam com o apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

"Essa regularização é fundamental para a estabilidade econômica do Estado. Por isso, em parceria com o Tribunal de Justiça e outras instituições, estamos promovendo seminários para orientar os produtores, já que o prazo se encerra em outubro", destaca o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Primeiro atendimento

No dia 28 de março, a partir das 7h30, técnicos da Agraer vão abordar o tema no Seminário sobre a Ratificação da Faixa de Fronteira, no Sindicato Rural de Dourados. O evento, que tem entrada gratuita, contará com especialistas do Tribunal de Justiça, Famasul e RIB (Registro de Imóveis do Brasil).

Como regularizar

A ratificação deve respeitar a política agrícola e o plano nacional de reforma agrária, sem sobrepor direitos originários dos povos indígenas. As exigências variam conforme o tamanho da propriedade:

Até 15 módulos fiscais: regularização direta no cartório de Registro de Imóveis, sem necessidade de certificação do Incra.

Acima de 15 módulos fiscais: obrigatoriedade de certificação no Incra e atualização no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

Acima de 2,5 mil hectares: sujeitas à aprovação do Congresso Nacional, conforme o artigo 188 da Constituição Federal.

Em Mato Grosso do Sul, os provimentos nº 309/2024 e nº 322/2024 estabelecem regras específicas, incluindo a comprovação de inexistência de processos administrativos ou judiciais sobre o imóvel e a apresentação de estudo técnico sobre sua cadeia dominial.

Municípios impactados

Os municípios onde 100% dos imóveis precisam de regularização são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.

Já nos municípios de Fátima do Sul, Maracaju, Dourados, Bonito, Jateí, Bodoquena, Nioaque, Corumbá, Rio Brilhante, Miranda, Sidrolândia, Glória de Dourados, Taquarussu, Aquidauana e Novo Horizonte do Sul, a regularização deve ser feita parcialmente.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Agesul informa suspensão da licitação de recuperação da ponte sobre o rio Paraguai
Política
Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Mais Lidas

saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã