Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Política

Projetos de MS são premiados em edital nacional do Ministério dos Povos Indígenas

02 junho 2025 - 11h00Comunicação Governo Federal

O Ministério dos Povos Indígenas-MPI promoveu neste sábado, 31 de maio, em Mato Grosso do Sul, a cerimônia de premiação da comunidade indígena do Estado. O evento  reuniu autoridades nacionais, estaduais e municipais, no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na Capital.

A cerimônia aconteceu em razão dos indígenas sul-mato-grossenses terem ganho prêmios nos editais nacionais do MPI, momento em que serão entregues simbolicamente os cheques às entidades ganhadoras, em um total de R$ 400 mil. Os representantes das instituições estiveram presentes, e assistiram apresentações culturais indígenas antes do recebimento dos prêmios.

Foram premiados: “Ancestralidade Viva -  apoio e incentivo à cultura dos povos indígenas”, Projeto Festival "A Lembrança e o batismo Festival em memória de Nísio Gomes", guarani kaiowá, da Ti Guayvyry Pyte Y Jere, município de Aral Moreira, Festival Itinerante da Pintura Guarani Kaiowa, da TI Amambai, município de Amambai. Projeto Festival Raízes Pela Defesa da Cultura Terena, da Aldeia Babaçu, município de Miranda. Projeto Festa Tradicional da Resistência Indígena no Contexto Urbano, do município de Aquidauana. “Esporte nas Aldeias” - Esporte Vivo Taunay/Ipegue, da TI Taunay/Ipegue, município de Aquidauana;  Jogos Indígenas da Aldeia Lagoinha, da TI Taunay/Ipegue, município de Aquidauana; e o Festival dos Jogos Indígenas Guarani Kaiowá, da TI Amambai, no município de Amambai. 

Destaque nacional, o projeto das mulheres artesãs indígenas da aldeia urbana de Campo Grande recebeu R$ 100 mil com o propósito de fundar o Instituto Cacique Enir Terena e registrar uma marca coletiva para o artesanato terena das associadas. Elas participaram do edital  “Mulheres Indígenas: Tecendo o Bem Viver”, que visa apoiar projetos focados em potencializar o protagonismo das mulheres indígenas do Brasil, promovendo visibilidade, autonomia financeira e preservação dos saberes tradicionais das comunidades indígenas.

Para participar do Edital, o Coletivo recebeu consultoria do Instituto Federal do MS através do Neabi/CG (Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas) e do Mestrado de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit IFMS), através do consultor indígena terena Germano Coelho Ramos Rocha da Silva, com convênio firmado entre a comunidade e o IFMS.

Cerimônia destacou a premiação. Foto: Divulgação

A artesã indígena  Maria Auxiliadora Bezerra ressaltou o enorme ganho para o povo indígena sul-mato-grossense na abertura de editais tão inclusivos, e destinados diretamente às comunidades, sem intermediação externa, o que estimula e motiva a mobilização de todos para a continuidade da ancestralidade, iconografia e dos conhecimentos tradicionais dos povos originários.

O indígena Eloy Terena, Secretário Executivo do MPI, representou a ministra Sonia Guajajara no ato, acompanhado de Giovana Mandulão, Secretária Nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas; Viviane Luiza, Secretária de Cidadania do Mato Grosso do Sul; a Reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Elaine Borges e Valdir Gomes, Secretário-Executivo da Cultura da Prefeitura de Campo Grande.                                                                                                             

Na sua fala, o advogado indígena e atual Secretário Executivo do MPI, Dr. Eloy Terena ressaltou os desafios de manter um Ministério com objetivos focados no desenvolvimento dos povos indígenas em sua auto gestão, capacitação,  auto determinação e preservação das tradições e cultura dos povos originários, objetivos permanentes, todos eles ligados aos Editais lançados e premiados.    Ainda, ressaltou o orgulho de premiar tantas entidades do Mato Grosso do Sul, por ser deste Estado, destacando que outras ações estão planejadas para o pleno desenvolvimento cultural e empreendedor dos nossos indígenas.                                                     

A Reitora do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, Dra. Elaine Cassiano destacou o impacto dos editais e da premiação para a comunidade, e mostrou como a Instituição está toda voltada à comunidade indígena do Estado, com projetos próprios e em parceria com o MPI, com diversos objetivos estratégicos específicos para essa população do nosso Estado, principalmente devido a capilaridade do IFMS. A meta é levar a melhor educação pública, tecnologia e inovação para os povos originários, além de tê-los como alunos da Instituição em um número cada vez maior, garantindo inclusão.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Estudo mostra que brasileiro está falando menos de política no WhatsApp
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Política
MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios
Política
MS é 3º lugar no ranking nacional de déficit de vagas em presídios
Política
Ex-presidente da Bolívia é preso acusado de desvio de dinheiro público
Política
Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
Política
Genética forense reforça investigações e fortalece Bancos de Perfis Genéticos em MS
Social
Em um ano, mais de 40 mil pessoas deixaram a linha da pobreza em MS
Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais
Política
Genilson sugere levar projeto Lazer nos Bairros para as praças de Corumbá

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Polícia
PM apreende mais de 34 quilos de drogas na área rural de Corumbá
Polícia
Corumbá lança campanha "Celular Seguro" com ação integrada