Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Política

Preso em investigação, secretário pede demissão da prefeitura de Corumbá

Exoneração foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do município

24 outubro 2025 - 11h46Gesiane S. Lourenço

A exoneração do secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica de Corumbá, a pedido do próprio servidor, Nilson dos Santos Pedroso, foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (24), após ele ser preso ontem na operação Fake Cloud, do Gecoc/MPMS (Grupo Especial de Combate à Corrupção do Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Nilson já foi superintendente de compras em Itaporã (MS), município onde é investigado um suposto esquema de fraude em contratos públicos. 

Em outro momento, o Capital do Pantanal já havia conversado com o investigado a respeito do caso. Na época, Nilson dava o caso como encerrado, pois segundo ele, não haviam provas que o ligassem ao suposto esquema.   

Em nota, a prefeitura de Corumbá informou que, apesar de os fatos investigados não terem ocorrido no município, acompanha o desenrolar dos acontecimentos, “observando a lei e a presunção de Inocência“. 

Informou, também, que “outras informações serão prestadas caso haja necessidade, quando houver desdobramentos oficiais do processo. A atual gestão reafirma seu compromisso com a legalidade, transparência e com a moralidade administrativa, não pactuando com qualquer desvio de conduta, abuso ou irregularidade no âmbito do serviço público municipal”.

Entenda o caso

Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (23) investiga um esquema de corrupção e fraude em contratos públicos de tecnologia envolvendo a Prefeitura de Itaporã, em Mato Grosso do Sul. Batizada de “Fake Cloud”, a ação cumpriu três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Corumbá, Itaporã e Campo Grande.

A prefeitura de Corumbá confirmou a prisão preventiva de dois servidores municipais, apontados como suspeitos de envolvimentos no esquema fraudulento. Uma nota oficial deve ser divulgada a respeito do caso.

De acordo com a investigação conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), com apoio do Gaeco, aponta a atuação de uma organização criminosa que, desde 2022, teria manipulado processos de contratação para o fornecimento de licenças de sistemas de backup em nuvem.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), empresários e servidores públicos estariam envolvidos em um esquema que simulava concorrências, criando propostas falsas e exigências técnicas sob medida para favorecer uma empresa específica. Em troca, agentes públicos teriam recebido vantagens financeiras.

O nome da operação, “Fake Cloud”, que significa “nuvem falsa”, faz referência ao serviço contratado, que, de acordo com os investigadores, não era efetivamente fornecido ao município.

As apurações continuam e novas fases da operação não estão descartadas.*Com informações da assessoria de comunicação do MPMS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá
Serviço
Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana
Política
22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
Política
Com 78% de aprovação, Riedel é o 5º governador mais bem avaliado no país
Internacional
Prefeito recebe novo comandante do 6º Distrito Naval e reforça parceria com a Marinha
Política
Alexandre solicita manutenção de micro-ônibus para pacientes de hemodiálise
Política
Jovan pede fiscalização para eliminar 'lixões' a céu aberto em Corumbá
Política
Projeto de Lei de Hesley cria Prêmio Professor por Excelência em Corumbá
Política
Samyr cobra providências para sanar problemas de perícias médicas no INSS

Mais Lidas

polícia
Ligação clandestina de água gera flagrante e mobiliza policiais em Corumbá
Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
saúde
Beneficiárias recebem mensagens sobre retirada de absorventes no SUS