Menu
sexta, 05 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Política

MS estabelece regras para compra e venda de coletes à prova de balas

02 dezembro 2025 - 11h55CG News

A compra e transferência de coletes à prova de balas passam a ter regulamentação específica em Mato Grosso do Sul. A medida serve para controle e monitoramento de vendas, além de atuar na rastreabilidade dos equipamentos.

A regulamentação foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta terça-feira (2) e vale para o público em geral, empresas e órgãos públicos que atuam na comercialização desse tipo de equipamento.

Segundo o documento, as normas seguem exigências previstas em portaria do Exército Brasileiro, que determina que a aquisição só pode ser feita em estabelecimentos especializados e mediante autorização prévia da Secretaria de Justiça e Segurança Pública onde reside o comprador.

A resolução estabelece que o processo ficará sob responsabilidade da DEOPS (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social), por meio da Seção de Armas, Munições e Explosivos. Para comercializar os coletes, empresas devem solicitar autorização prévia à delegacia, informando dados completos do comprador e da própria empresa.

O comprador também deve apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de endereço atualizado, certidões de antecedentes criminais estadual e federal e comprovação de ocupação lícita e remunerada. No caso de servidores públicos, é necessário apresentar identificação funcional e holerite. Para pessoas jurídicas, são exigidos atos constitutivos e inscrições nos órgãos competentes.

Após análise, a DEOPS emitirá uma autorização de comercialização para a empresa e, ao comprador, um Registro de Colete Balístico, documento obrigatório para retirar o equipamento. Fabricantes ou revendedores devem ainda enviar, até o 10º dia de cada mês, a relação dos coletes vendidos, com identificação completa de cada comprador.

Para transferir um colete a outra pessoa, será necessário apresentar um novo requerimento, com os mesmos documentos exigidos na compra inicial, além de uma declaração de responsabilidade que justifique a necessidade do equipamento. Servidores públicos novamente devem anexar holerite e identificação funcional. Em caso de furto ou roubo, o proprietário é obrigado a registrar boletim de ocorrência e enviá-lo à DEOPS.

Empresas interessadas em comercializar coletes de uso permitido também precisam obter autorização anual da DEOPS. Isso inclui apresentação de atos constitutivos registrados, certificado de registro do Exército, documentos pessoais e antecedentes criminais dos sócios, além de termo de responsabilidade comprometendo-se a não vender produtos controlados a pessoas que não atendam às exigências legais.

A publicação ainda autoriza o delegado titular da DEOPS a alterar procedimentos caso novas portarias do Departamento Logístico do Exército atualizem as regras. A resolução entra em vigor na data de sua publicação e já está valendo em todo o Estado.

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foi procurada para entender o endurecimento das regras e para obter informações acerca do comércio desses equipamentos em MS. Até o momento não houve um retorno. O espaço segue aberto.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Lei proposta por Façanha cria Dia Municipal dos Salesianos em Corumbá
Serviço
Câmara volta a cobrar esclarecimentos sobre quedas de energia na área urbana
Política
22 de Setembro é escolhido como Dia do Contador Público em Corumbá
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
Política
Com 78% de aprovação, Riedel é o 5º governador mais bem avaliado no país
Internacional
Prefeito recebe novo comandante do 6º Distrito Naval e reforça parceria com a Marinha
Política
Alexandre solicita manutenção de micro-ônibus para pacientes de hemodiálise
Política
Jovan pede fiscalização para eliminar 'lixões' a céu aberto em Corumbá
Política
Projeto de Lei de Hesley cria Prêmio Professor por Excelência em Corumbá
Política
Samyr cobra providências para sanar problemas de perícias médicas no INSS

Mais Lidas

Esporte
Impasse entre Liga e Corumbaense pode deixar o clube fora do Estadual de 2026
Homenagem
Antigo Mercadão Municipal recebe o nome do ex-prefeito Dr. Edimir Moreira Rodrigues
Educação
Corumbá celebra projetos de educação infantil com premiação e reconhecimento
polícia
PF e Receita desarticulam quadrilha de contrabando e lavagem de dinheiro